quarta-feira, 16 de março de 2011

SÁBADO / LUA CHEIA

Será esta a causa de tanta loucura ?
No próximo sábado , a lua cheia vai estar a apenas 356574 quilómetros da terra.
Esta super-lua tem sido associada a catástrofes naturais  como terramotos, tsunamis e vulcões.
Nos últimos dias , têm circulado na Internet, muitos rumores referindo a coincidência do fenómeno com a tragédia que assolou o Japão.
Os astrónomos dizem não haver provas científicas que justifiquem os mitos que existem em relação a esta realidade.
Quando a lua minguar, não deves semear........................e muitos outros.
São inúmeros os provérbios que traduzem uma idéia comum : o da influência do satélite da Terra no crescimento das plantas, do cabelo, das unhas, do comportamento dos seres vivos em geral.
Mas têm razão de ser ?
O astrónomo Máximo Ferreira , do Centro Ciência Viva de Constância explica : "Há muitos estudos sobre o tema mas apenas se encontra alguma relação na produção agrícola o que não se explica pela proximidade da Lua à Terra , mas sim pela abundância da luz .  Algumas espécies agrícolas  que dependem muito da luz solar podem beneficiar do facto de receberem luz , através da lua , também durante a noite."
A ciência nega a relação mas o conhecimento empírico de há muito aceita essa causalidade : nas marés, nos nascimentos , no humor, nas catástrofes naturais da terra. 
Quanto a nós, que tivemos estreito relacionamento com gentes ligadas à terra e ao mar acreditamos piamente nessa relação. Por exemplo : Lua nova trovejada ,30 dias é molhada.
Garantimos sem receio de contradição que este provérbio é certissimo porque vivemos essa realidade. A NASA acaba de afirmar, porque a angústia espalha-se pelo planeta dando origem a medos infundados:
" De acordo com os estudos mais detalhados de sismólogos e vulcanólogos , a combinação do facto de a Lua estar no ponto mais próximo da Terra  na sua órbita e estar na fase de lua cheia não deve afectar o balanço de energia interna da Terra " 
Temos que acreditar na ciência e esperamos viver em paz os próximos dias.
Mas, também desejamos que volte a normalidade ao nosso país pois o cenário com que nos deparamos é de terror.
( É voz corrente cá dentro e lá fora   que a situação actual  que vivemos, o tal teatro referido pelo líder da oposição, foi encenado pelo Primeiro-Ministro para passar a batata quente para Passos Coelho. Afirma-se que há todos os indícios dessa realidade ).
Com tão bom actor acreditamos que o papel se lhe adaptaria perfeitamente.
Vamos esperar pelos próximos actos.
Que grande peça de teatro! 
 


1 comentário:

Anónimo disse...

Para mim, faço parte da natureza mas não vou acreditar e não acredito no que se diz que vem do antigamente. A ciência dá a maior parte das respostas. Esperemos por o que há-de vir. Já basta o terror que nos estão a impor politicamente. E a angustia que sentimos por ver o que se passar no Japão.