quarta-feira, 30 de março de 2011

AINDA HÁ TEMPO ?

Os portugueses andam tristes. As notícias que diariamente lhes são dadas, apenas contribuem para um forte desânimo e falta de motivação para viver. As reformas ameaçadas, as economias a diminuir, a esperança para encarar a última étapa da vida com tranquilidade, a desvanescer. Como reagir ?
- Não perdendo a esperança, o entusiasmo, amando,sonhando, pensando que as suas fantasias ainda são realizáveis.
-Porque não ?
Francisco Allen Gomes,psiquiatra ,vive em Coimbra e foi nesta cidade que começou a dar as suas consultas de sexologia em 1975. Actualmente tem clientes de idades bem avançadas . Cada vez mais é procurado por pacientes dentro da sua faixa etária - mais de 68 anos.
- A sua idade acompanha a dos que o consultam?
- Sim. Talvez por isso comecei a ver coisas que nunca tinha visto. Nunca tinha ouvido falar em paixões tórridas aos 70 anos..............................................
A idade não pode ser um óbstáculo ao sonho. E as fantasias são um estímulo à manutenção da alegria de viver.
Cada vez se ouve falar mais de amor em idades avançadas. E os sonhos não param : os ginásios, por exemplo,  são cada vez mais frequentados e , lá não se procura apenas a manutenção duma boa forma física. Subjacente está o desejo do encontro, a procura do parceiro ideal.....uma companhia para o resto da vida. Porque não ?
Muitos sobreviveram a situações terrivelmente dificeis -  A ligações de longa duração que nem desejam recordar. A questão é : - Ainda há tempo? E , agora? O que faço desta vida ? Será possível acontecer-me alguma coisa de bom ?
O sair de casa, conviver,   ter motivos de interesse é meio caminho andado para vencer a depressão e encarar a vida com optimismo.
Há sempre uma possibilidade...
Porque não?

Sem comentários: