terça-feira, 22 de março de 2011

NÃO GOSTO

A Líbia não é o Iraque. Não é, não. Mas isso não impede que eu não goste desta guerra. É verdade que o Conselho de Segurança a autorizou mas o que é também verdade é que os principais paises europeus dependem do seu   petróleo e não desejam uma entrada em massa de emigrantes nas suas fronteiras.Obama não é Bush mas será que esta guerra não irá contribuir para a descida de popularidade do presidente norte americano ? E a França e a Inglaterra como irão enfrentar os problemas que já estão a surgir ?
Não há outras revoltas no Norte de África com mortes de populares inocentes ? Síria , Bahrein, Argélia, Tunísia ,Iémen estão sem manifestações de descontentamento ? Será ?
A pergunta que ,a medo, fazemos é :
- Vai  Amanhacer da Odisseia decidir a guerra na Líbia ?
- 41 anos de liderança do coronel é prova da sua resistência . Será que se caminha para um compromisso entre lealdades tribais e o nacionalismo líbio ou , a partir de agora , tudo será mais complicado ?
A ONU pediu ao Tribunal Penal Internacional que investigasse os massacres de civis por Kadhafi, e ,caso ele seja capturado, uma ida a julgamento. Não conseguimos imaginar as possibilidades desse julgamento. Mas, perante a confusão que se está a instalar não conseguimos vislumbrar como se sairá da situação criada.
Tinha que ser assim. A decisão foi demorada mas não havia outra solução.
Será?
Pressentimos que que estamos a caminhar por uma estrada armadilhada e não gostamos.
Não gostamos e estamos preocupados.
Mais uma guerra? 

1 comentário:

Anónimo disse...

Agora, de repente, Kadafi é ditador, é : ditador, assassino, doido, etc. O que se está a passar no Líbia que não é esclarecido? O petróleo, é o motivo de guerras, e as guerras são sempre sujas um dia há-de ser a água. Tanto avanço em todo o sentido e os homens, não sabem resolver os problemas, sem ser pela força das armas. Será que Obama, é assim tão diferente de Bush? Por mim já acabou, e não é de agora, o benefício da duvida. Também a minha opinião não conta, mas é a minha opinião. E termino a amaldiçoar as guerras. Linda