domingo, 27 de março de 2011

CONSEQUÊNCIAS DO STRESS - DO STRESS CRÓNICO

Consequências do stress excessivo para a saúde :
O stress crónico está a transformar-se numa pandemia - e é , actualmente o segundo maior problema de saúde na Europa.
TRABALHO / FALTA DE TEMPO PARA DESCANSAR / TRABALHO.
Consequências:
-Queda de cabelo/ calvice
-Dores musculares , em especial no pescoço, costas e ombros.
-Problemas de pele, rugas, envelhecimento prematuro.
-No cérebro aumentam os níveis de cortisol que vão destruir os neurónios prejudicando terrivelmente o raciocínio. Insónias, pesadelos, irritabilidade, lapsos de memória, ansiedade,depressão........
-No coração as consequências são terriveis : aumentam as  complicações cardio vasculares ( enfarte do miocárdio ) dum modo assustador.
-Nos pulmões  , quando os niveis de stress aumentam, a respiração torna-se mais acelerada e as doenças respiratórias agravam-se.
- No aparelho digestivo - aparecimento de úlceras, inflamação do colon devido ao excessivo suco gástrico.
-No fígado-a libertação de hormonas como a adrenalina e o cortisol levam a libertar  mais açucar o que faz subir o risco de diabetes e obesidade.
Mas  no sistema imunológico é que deparamos com a catastrófica descida de defesas do organismo  devido à diminuição dos linfócitos. Assim aparecem a toda a velocidade doenças infecçiosas.
Temos a certeza, (que resulta  duma demorada observação ),que as consequências do extravasar exagerado  de atitudes coléricas ( stress? ) são incrivelmente nefastas para os que as exercem e  também para os que as suporta.
Actualmente esta patologia trata-se com excelentes resultados. Recorrer a ajuda é um acto de inteligência e, numa altura em que tudo leva a que os nervos estejam à flor da pele , imprescindível.
Peçam ajuda, meus amigos, e apertem os cintos pois a descida é perigosa.
Se é!

1 comentário:

Anónimo disse...

Já não basta as vivências que trazemos connosco desde o nascimento e chegamos ao mundo do trabalho com as mesmas inseguranças ou piores ainda. Assim é muito difícil não entrar em STRESS, neste momento que atravessamos em Portugal e no mundo é muito difícil não entrar em sofrimento. Por isso é que eu dizia acima, que não me sentia livre e por tudo isto, não me sinto inteiramente feliz. Mas temos todos que estar dispertos para os sintomas e pedir ajuda o mais rápido possível. É preciso recorrer e pedir ajuda para o tratamento da alma, mais do que do corpo, o corpo está doente porque a alma adoeceu primeiro. Hoje falei com uma amiga e vi como ela está doente, o seu corpo não aguenta a sua alma infeliz. Mas podendo ser minha filha, não é, e não a posso ajudar. Linda