quinta-feira, 2 de maio de 2013

O ADEUS ÁS ARMAS

 
Antes de começarmos  a reflectir sobre o problema das armas , olhemos com atenção para este quadro e vejamos quais os países que estão mais implicados neste comércio.

Depois pensemos nas consequências do uso e abuso destes mortíferos instrumentos :

 
E, agora vejamos on que podde acontecer quando uma bala é lançada :


Hoje , no Diário de Notícias :

Rapaz de cinco anos mata irmã de dois

EUA - Um rapaz de 5 anos matou acidentalmente irmã de dois anos . o porta voz da polícia estadual , Billy Gregory , afirmou que o tiro foi disparado quando os dois irmãos estavam a brincar em casa e aconteceu quando a mãe se ausentou momentaneamente de junto dos dois filhos. " Este é um daqueles acidentes sem sentido. Um pesadelo ! 
A arma de calibre 22 , produzida especialmente para crianças e chamada  MyFirst Rifle( a minha porimeira espingarda ) com uma só bala na câmara , foi oferecida ao rapaz em 2012 e estava guardada num canto da sala . Os pais não sabiam que estava carregada . 
Em 2011 , 851 pessoas morreram nos EUA vítimas de balas perdidas disparadas por acidente.

Temos registado o eempenho que o Presidente Obama tem dedicado a esta causa , assim como não nos tem escapado a luta travada por quem não deseja pôr fim a um comércio tão lucrativo.

Acreditamos que , em breve , o bom senso , vencerá.
Há toda uma cultura de armas nos EUA mas, a realidade é tão brutal que , acreditamos que, repúblicanos e democratas acabarão por se entender numa questão fundamental para a paz na nação mais livre do mundo
(Segundo o historiador Oliveira Marques ).
 
 

1 comentário:

Anónimo disse...

NESTE CASO DAS ARMAS E A FACILIDADE DA SUA VENDA, COMO O CASO DOS EUA, NÃO VEJO QUE OS DEMOCRATAS POÇAM FAZER MAIS DO QUE JÁ TENTARAM. PERGUNTO PORQUE SERÁ QUE OS RÉPUBLICANOS NÃO APROVARAM A LEI? OBAMA NÃO PODE FAZER MAIS NADA, É SÓ O POVO AMERICANO QUE TEM QUE ESCOLHER COM FORÇA A FORÇA MENOS MÁ. E ISSO ESCOLHE-SE NOS VOTOS. OS RÉPUBLICANOS, QUE POR O QUE SE VÊ GOSTAM DE TIROS NÃO SÃO A MELHOR DAS ESCOLHA. JÁ FOI HÁ UNS 35 ANOS QJE VI UM BAILADO, (ERA UMA SÁTIRA AOS EUA) EM QUE A BAILARINA VESTIDA DE COWBOY, DAVA TIROS PARA TUDO QUE ERA SITIO, MATOU TUDO, NÃO TENDO MAIS A QUEM MATAR DEU UM TIRO EM SI NA PARTE DE TRÁS. PARA MIM ISTO SÃO OS EUA. AGORA FALAR DAS FAMÍLIAS: ENTÂO NÃO ERA PARA ESTAREM GUARDADAS E DESCARREGADAS? COMO VAI CRESCER ESTA CRIANÇA, QUE FUTURO? LINDA