terça-feira, 7 de maio de 2013

ESTOU COMPLETAMENTE SÓ !

Ontem , ainda estávamos na ressaca do Dia da Mãe.
Como sempre , saímos de casa  às 9 horas e fomos até ao Vasco da Gama, no Oriente.
Passeámos e resolvemos comprar donnutes para o lanche da nossa  neta Constança . Estávamos no Continente , na fila para pagar  , e á nossa frente encontrava-se uma senhora com algumas compras, a quem a empregada da caixa  disse :
- As bananas não estão pesadas.
   Foi por esquecimento ?
- Realmente esqueci-me de as pesar.
  Mas não faz mal.
   Não se incomode em as mandar pesar.
   É um modo de eu sair para as comprar.... Tenho que fazer qualquer coisa, não é ?
   É tão triste viver !
Claro que  imediatamente dissemos :
- Porque há-de ser triste ?
   A senhora está tão bem !
Resposta imediata:
- Acha-me bem ?
   Nem imagina como , desde ontem, me sinto....
    Só
    Abandonada.
    Sem ninguém.....
  O meu único amigo , o meu marido, morreu em Janeiro e dos meus quatro filhos , só um me telefonou ontem a cumprimentar-me pelo dia da mãe....
 Sabe ?
As minhas únicas ocupações são :
As idas ao médico e vir  aqui para comprar o que necessito para viver.
Dia sim , dia não, venho comprar bananas pois elas amadurecem depressa e só gosto delas rijas.
 Acha que vale a pena viver assim ?
 Em Junho faço 80 anos !
Sem ter ninguém para falar.
Vale a pena viver  ?

A nossa única resposta foi :
- Em Dezembro , também completarei 80 anos.
  Mas, não permito que a solidão se instale. Ocupo todos as horas dos meus dias. Passeio. Leio. Vou ao ginásio. Trabalho na Internet. Procuro estar atenta ao que vai pelo mundo.....

- A senhora não se pode comparar comigo.
   Está viva e eu já estou morta.

Bem.
Quem tem palavras para responder a uma afirmação tão dramática ?

A verdade é que a angústia que dominava a nossa interlocutora se instalou em nós , acompanhou-nos e ainda não desapareceu.
A pergunta que não fizemos foi:.

- Que educação deu esta mãe aos seus 4 filhos ?
   O que a leva a sentir-se abandonada e só ?
   Qual a explicação para uma vida tão vazia e solitária ?

   SERÁ QUE ELA SOUBE AMAR ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Pobre senhora, mas com uma morte tão recente, é muito difícil e muito sedo para estar de outra maneira. Mas realmente como seria a educação dos filhos para esse abandono? Mas será que foi assim tão mau que se tenha coragem de deixar uma mãe nesse abandono? Penso que nada pode levar a essa distância, eu não tenha esse comportamento, não desculpo. Mas há aquele ditado que diz: filho és, pai serás. Quando não se tem filhos, há sempre os amigos que nos confortam. Termino como comecei: pobre senhora. Linda