quarta-feira, 15 de maio de 2013

A SOLIDARIEDADE FAMILIAR

Serge Paugum, sociólogo francês, esteve há dias em Lisboa e falou na Fundação Gulbenkian  do modo como a austeridade afecta o tecido social e como acredita que em Portugal são as relações de filiação que estão a aguentar o barco.

 - Quem é Serge Paugam ?

-  Dirige a investigação  no Centre Nacional de la Recherche Scientifique e é director de Estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales  e da revista Sociologie .
Alguém que sabe muito bem o que diz.
E , neste colóquio fez afirmações importantes :

" Em Portugal há 40% de pobres   que  vêem os seus pais todos os dias. Na Dinamarca , por exemplo , são 5%

" A sociedade portuguesa lida melhor do que muitas outras com estes altos níveis de desemprego , especialmente devido à ligação da filiação "

Estas afirmações são verificadas diariamente por todos nós que vimos que, o que está a valer à maioria dos desempregados portugueses ,é o apoio dos pais. As pequenas reformas que recebem são ajuda preciosa para toda a família e esta observação mostra-nos até que ponto elas devem ser sagradas.
Há o retorno a casa dos pais. Centenas de casais estão a regressar à casa paterna.
Verifica-se entre nós que os laços de parentesco ainda têm muita força  e, pode até dizer-se que se verifica uma inversão dos papeis de pais e filhos em relação ao passado, quando eram os filhos que tinham que sustentar os pais na velhice .
A sociedade está a mudar.
Pois está .
Mas o amor da família , nesta crise terrível que estamos a passar , apresenta-se forte e magnífico na sua abnegação.
Frases como estas são bem portuguesas:
"Onde cabem dois , cabem três " / " Põe-se mais água na panela ".......
Será que existem sentimentos de tão grande cumplicidade entre membros da mesma família, nos povos ricos da Europa do Centro e Norte ?


.......................................................................................................

1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente, por um mau motivo, no momento presente reafirma-se a importância da família: pessoas casados e com filhos que regressam para casa dos pais, ou partilham casa com irmãos / cunhados.
Pais que colaboram para as despesas de filhos adultos com família constituída.
Seria pior que estes elos não existissem, sem dúvida!!!
Ass. Vanessa.