- O que se pode concluir desta nova classificação ?
- Que o número de doenças mentais está a aumentar e que se estão a considerar como doenças comportamentos ou sintomas que antes eram vistos como normais .
Será que se está a assistir a uma psiquiatrização excessiva ?Nós, pensamos que não e , desde há muito, tínhamos consciencializado que certas atitudes fogem ao normal e podem ser consideradas patológicas.
Exemplos de novas doenças ou distúrbios mentais
- Compulsão alimentar periódica
- Desregulação do humor
- Transtorno disfórico pré- menstrual
- Ciúme obsessivo
- Distúrbio de hoarding ( a acumulação compulsiva de coisas - dificuldade de se desfazer de objectos independentemente do seu valor real )
- De acordo com DMS5 ( e que está a levantar forte polémica ) é a tristeza do luto que se persistir por demasiado tempo apresentando apatia , alterações de sono e permanente tristeza pode ser considerada depressão.
A pergunta que vos deixamos para reflexão é :
- Onde acaba a normalidade e começa a loucura ?
Vejamos o que nos diz Fernando Pessoa
Amanhã , falaremos na depressão no idoso que é um assunto de extrema actualidade e que nos preocupa , tendo trazido um livro da Biblioteca sobre este tema tão actual e preocupante.
1 comentário:
Também li esse estudo americano e o que eu pensei e penso é: como estará a mente do autor deste estudo? Será assim tão saudável? Eu, tenho as minhas dúvidas, porque de louco todos nós temos um pouco. O senhor poe tudo em causa, até ele próprio, quem o avalia? Juro que não gosta desta apreciação, também me parece um pouco doentia. Linda
Enviar um comentário