sexta-feira, 31 de maio de 2013

" A LOUCURA ESTÁ AGORA MAIS PERTO "

 
Uma novidade que nos levanta grande perplexidade:.
- O que se pode concluir desta nova classificação ?
- Que o número de doenças mentais está a aumentar e que se estão a considerar como doenças comportamentos ou sintomas que antes eram vistos como normais .
Será que se está a assistir a uma psiquiatrização excessiva ?
Nós, pensamos que não e , desde há muito, tínhamos consciencializado que certas atitudes fogem ao normal e podem ser consideradas patológicas.

Exemplos de novas doenças ou distúrbios mentais

- Compulsão alimentar periódica
- Desregulação  do humor
- Transtorno disfórico pré- menstrual
- Ciúme obsessivo
- Distúrbio de hoarding ( a acumulação compulsiva de coisas - dificuldade de se desfazer de objectos independentemente do seu valor real )
- De acordo com DMS5  ( e que está a levantar forte polémica ) é a tristeza do luto que se persistir por demasiado tempo apresentando apatia , alterações de sono e permanente tristeza pode ser considerada depressão. 

A pergunta que vos deixamos para reflexão é :
- Onde acaba a normalidade e começa a loucura ?
Vejamos o que nos diz Fernando Pessoa


 Amanhã , falaremos na depressão no idoso que é um assunto de extrema actualidade e que nos preocupa , tendo trazido um livro da Biblioteca  sobre este tema tão actual e preocupante.

1 comentário:

Anónimo disse...

Também li esse estudo americano e o que eu pensei e penso é: como estará a mente do autor deste estudo? Será assim tão saudável? Eu, tenho as minhas dúvidas, porque de louco todos nós temos um pouco. O senhor poe tudo em causa, até ele próprio, quem o avalia? Juro que não gosta desta apreciação, também me parece um pouco doentia. Linda