quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROIBIR. PORQUE NÃO ?

Sabemos que a prostituição é tão antiga como o mundo.
Sabemos que em tempos de crise , ela atinge números altíssimos.
Sabemos tudo isso. Compreendemos e lastimamos.
Agora  temos que referir o escândalo que se verifica nos anúncios explícitos da oferta destes serviços  nos jornais diários.
Temos aqui , na nossa frente o Diário de Notícias de hoje.
Há todo o tipo fotografias e de sugestões. Não só é o teor das palavras que nos fere . É o despudor com que se vende "a mercadoria ".
Porque se trata de seres humanos. De mulheres. Raparigas. Meninas.Rapazes.
O problema foi levantado pelo PCP ( cremos nós ).Foi referido que na maior parte dos países da Europa já é interdita a colocação desses escabrosos anúncios e das respectivas fotografias nos jornais. Foram escutadas opiniões de referência. Houve quem abertamente demonstrasse a sua discordância, houve os habituais Pilatos que lavaram as mãos e , finalmente, houve quem defendesse a liberdade de imprensa .


Liberdade de imprensa !
Liberdade para prejudicar os outros?
Liberdade para os que os colocam ?
De que liberdade estamos a falar ?
Os referidos anúncios não se destinam apenas aos grandes centros urbanos onde as pessoas não são facilmente identificadas. Estamos a ver estas ofertas em Valongo, Vila Nova de Gaia, Mirandela, Penafiel............
Acreditamos que por esse país fora. E pensamos que, pelas descrições, não haverá dificuldade em saber de quem se trata. Com o número de telefone bem visível , qualquer jovem, muito jovem e inexperiente é tentado. 
Degradante para aqueles que os colocam ?
Sem dúvida. Pobres seres humanos que deste modo subsistem !

Pensamos que não devem continuar pois são várias páginas de anúncios provocatórios e prejudiciais para os que não têm maturidade para fazer as suas opções.
Defendemos  que deve haver jornais específicos para este fim onde os interessados terão possibilidade de aceder. Agora nos diários, de fácil consulta , estas ofertas tão realistas não devem ser permitidas.
Que a medida interfere com interesses adquiridos, isso sabemos nós.
Mas que é tempo de alguém determinado actuar , essa é a nossa opinião.
E a vossa?
Trata-se duma questão de sensatez e limites.

Limites para não chocar os outros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Liberdade de imprensa é uma coisa? liberdade de libertinagem, já é outra coisa. Por mim, nem penso sequer em haver jornais específicos para tal vergonha. A prostituição é miséria, humana tanto dos que precisam de dinheiro como quem as/os procura. É a mais velha profissão do mundo, porque as mulheres sempre foram as mais desprotegidas da sociedade, e é uma boa maneira dos responsáveis pensarem que assim lavam as suas almas sujas. Se quando há mais dificuldades sociais, há mais prostituição, quem são os responsáveis? Depois há aquelas/es, que é por luxo, esses, iam trabalhar para o campo, etc, e então aprendiam a vida. A liberdade é de pensamento, de ideias, sem prejudicar ou fazer mal a ninguém. Liberdade desta natureza, não obrigada, quero um mundo bem melhor, este é sujo. Linda