quinta-feira, 24 de maio de 2012

A NOSSA CIDADE

Acabámos de ver este anúncio no Diário de Notícias de hoje :
" Se tem ideias para Lisboa, ponha um papel no Mude
 Na fachada do Mude - Museu do Design e da Moda - está a nascer um mural gigante , formado por mais de 55mil posts, onde até ao dia 31  os cidadãos poderão partilhar ideias ou propostas para a transformação positiva da cidade . Ideias para Lisboa é uma acção inédita da Câmara de Lisboa que visa estimular  a cidadania e promover  o  Orçamento Participativo, que em 2012 destina cerca de 2,5 milhões de euros para concretizar aspirações dos lisboetas."
 Boa ideia, sim senhor.
Mas , aqui fica a nossa sugestão :
Entusiasmem os moradores da cidade a colocarem cantoneiras com flores nas suas janelas.
Nós , há pouco mais de dois meses , iniciámos o processo e aqui ,na linda avenida onde moramos , tem sido um êxito. Todos os dias aparece mais uma janela florida. As sardinheiras são as mais resistentes e desenvolvem-se a olhos vistos.Ainda hoje, no Continente do Colombo , comprámos mais 3 vasos.( A 2,99 euros cada um). Lindos !
E passou-se uma história muito engraçada :
Estávamos a plantá-los ,e um grupo de jovens que tinham acabado o seu almoço, parou sob a nossa janela e uma , olhando-nos disse :
- O que faz para as suas flores estarem tão lindas ? Quero imitá-la ,mas não consigo. As minhas não resistem. Será do sol ?
- Fala com elas ? Acaricia-as ? Passe as mãos sobre elas e verá como crescem .
- A sério ? Eu ponho a música a tocar. Dizem que é òptimo.
- Só a música não chega.
  Tem que lhes dizer que gosta delas.
- Tão engraçado. Vou fazer isso !
  É preciso dizer , não é ?
- Claro. Saber, não chega.
Rimo-nos ambas. Ela seguiu o seu caminho e nós cá ficamos dando amor às nossas flores. 
Parece uma história inventada. Mas não é. 
 Foi exactamente assim, que aconteceu.
E sabem ?
Temos a certeza que aquela jovem senhora aprendeu a lição.    

1 comentário:

Anónimo disse...

Há muita coisa a fazer nesta cidade, sem se gastar tanto dinheiro em publicidade Como ouvir as sugestões dos municípes e já Lisboa ficava mais atraente do que já é. Ando á perto de 4 anos, e só agora é que um bom funcionário mandou arranjar o problema. É de desistir, mas como nem quebro, nem vergo, lá consegui metade do assunto resolvido, mas hei-de resolver o resto que falta. Linda