quarta-feira, 23 de maio de 2012

Falando da Ucrânia

Temos falado no nosso blogue frequentemente da Ucrânia. É um país que nos merece uma especial ternura por várias razões .
Gostamos muito da Júlia Timochenko .  Apreciamos o amor ( talvez exagerado ) que ela tem pelo seu país e estamos a seguir com a maior atenção o que ,até à realização dos jogos, se passará com ela.
Conhecemos vários ucranianos, de há muito residentes no nosso país que nos merecem a nossa simpatia, não só  pela sua cultura e qualidades de trabalho como pela sua beleza física.
A terceira razão é porque visitámos Odessa e Yalta , duas cidades da antiga URSS ( que nos deixaram uma memória inesquecível)  e que pertencem à Ucrânia.
Odessa


 Célebre por lá ter decorrido grande parte da acção dum dos maiores filmes da história do cinema. Estamos a referir-nos ao Couraçado Putemkin. Foi com emoção que nos deixámos fotografar na sua célebre escadaria.
Uma cidade enorme, cheia de flores , duma vastidão imensa e que nos comoveu , por recordarmos um filme absolutamente interdito na época em Portugal , mas que tivemos a possibilidade de ver fora do nosso país.
Yalta , uma estância de férias lindíssima , a preferida por Catarina da Rússia e ligada igualmente à história. História mundial !
Estivemos na sala onde decorreu a Conferência e recordámos , (e ainda recordamos), as consequências dessa célebre reunião.

Yalta é uma cidade maravilhosa. Lembra Capri.

Assim , com esta ligação tão emocionante à Ucrânia, foi com tristeza que lemos esta notícia hoje no DN:

" Prostitutas da Ucrânia esperam lucrar com a afluência de estrangeiros durante o Campeonato da Europa. Estima-se que os preços actuais cobrados pelas profissionais do prazer vão duplicar ou triplicar durante a competição futebolística. "

Na Ucrânia, país onde a prostituição é ilegal , estima-se que existam entre 52 mil e  83 mil prostitutas , das quais 11mil em Kiev.
Natacha , uma jovem de 24 anos , espera ganhar o dinheiro suficiente para comprar um carro , apesar de admitir que os adeptos estarão mais focados no futebol. Mas , deve sobrar tempo para ela, afirma.
Jovens tão belas como são as deste país , faz pena vê-las promover na Internet os seus préstimos.
Tanta pena ! 

Sem comentários: