segunda-feira, 21 de maio de 2012

ALEXIS TSIPRAS / UM HOMEM DETERMINADO

Segundo uma sondagem divulgada ontem pelo diário liberal Kathimérini, a Syriza domina as intenções de voto para as eleições de 17 de Junho com 28% , à frente da Nova Democracia com 24% .Para 19% dos inquiridos, Tsipras " seria o primeiro -ministro mais adequado " para a Grécia.
Entretanto, o dirigente da Syriza, coligação da esquerda radical da Grécia , estará  hoje em Paris e amanhã em Berlim , tendo em ambas as cidades encontros com líderes da Esquerda Europeia , de que é vice -presidente.
Tsipras ,encontra-se hoje em Paris , com o presidente do partido , Pierre Laurent , e com Jean -Luc  Mélenchon , que foi candidato da Frente de Esquerda às recentes eleições tendo obtido 11% dos votos na primeira volta.
Amanhã , encontra-se em Berlim com Klauss Ernst  e Gregor  Gyzi da esquerda alemã.
Ao opor-se declaradamente à austeridade defendida pela UE e imposta à Grécia desde 2010 em troca de ajuda financeira para controlar um défice gigantesco tornou-se o grande herói grego da actualidade ao obter 16,8 % nas eleições , em 6 de Maio , ficando logo atrás da Nova Democracia ( 18,9 % ).

Com 37 anos , e grande empenhamento político , este jovem engenheiro deseja mudar totalmente o panorama negro em que a Grécia mergulhou e , embora continuando no euro e na União Europeia, quer mudar as regras de jogo político actualmente dominantes na Europa
Terminar com os movimentos neo - liberais que estão a caminho de se instalar e conseguir que os movimentos da esquerda radical obtenham os resultados que já demonstraram ter possibilidades de obter.
Não é só na Grécia que as viragem será conseguida.
Tem de ser na Europa inteira. 
Assim a luta já começou e a esperança acompanha-o nas suas visitas .
Possivelmente à noite veremos a conferência de imprensa que os três dirigentes da Frente de Esquerda deram após um comício na praça Herriot, em França.
Sabemos que o BE já demonstrou o seu apoio a Alexis Tsipras ( um nome que vamos começar a ouvir repetidamente ).
A 17 de Junho veremos se  a sua mensagem foi assimilada pelos gregos
Tudo é possível.
Tudo ! 
Que o dirigente da Syriza sabe o que quer, isso já ninguém duvida

QUANTO A NÓS , EM CADA DIA QUE PASSA, SENTIMOS A ESPERANÇA A DIMINUIR.
- AINDA HÁ ESPERANÇA ?
 RESPONDA QUEM SOUBER

Sem comentários: