segunda-feira, 21 de maio de 2012

JÚLIA TIMOCHENKO NÃO SAI DA UCRÂNIA

Agora o caso de Júlia Timochenko já nos preocupa.

Gostamos dela , não acreditamos nas acusações de corrupção de que é acusada e duvidamos muito da atitude do Sr Viktor Ianukovitch , o actual presidente da Ucrânia.
Conhecemos alguns ucranianos instalados em Portugal. Aqueles que não lhe deram o seu voto foi por considerarem que ela era demasiado nacionalista e a sua política levava-os ao isolamento dos países vizinhos.
Mas, arrependeram-se rapidamente ao ver a actual  proximidade exagerada  ao  Sr Putin.

As manifestações pró Júlia, entretanto  sucedem-se.
Segundo parece  foi mesmo agredida na prisão onde se encontra por guardas fieis ao actual regime.

Doente.
A Alemanha pede para ser permitida a sua saída afim de ser convenientemente tratada. A Rússia ( ? ) espanta-se por não ser dada essa autorização que é considerada urgente.
Mas o Presidente ucraniano alega que os deputados da sua maioria se tinham firmemente oposto a mudar a lei para permitir que pessoas detidas na Ucrânia  possam receber cuidados médicos no estrangeiro.
O que teme , Viktor Ianukovitch ?
Costuma dizer-se que :
" Quem não deve não teme ".
Quanto a nós o que se está a passar deve-se à situação geográfica da Ucrânia.
Entretanto a Alemanha ameaça boicotar o Euro 2012 , se Júlia não partir e Putin acaba de se oferecer para a receber num dos hospitais da Rússia.( ? )....
Os médicos na Ucrânia afiançam  que a ex-presidente necessita de urgente acompanhamento médico.
A  Europa agita-se. Pensamos ter ouvido o nosso ministro dos Negócios estrangeiros referir-se que não tencionava interferir neste caso.
A verdade é que com ou sem razão Júlia Timochenko continua internada na Ucrânia sob acusação de abuso  de  poderes  e corrupção.

Acreditamos que em breve ela conseguirá fazer valer os seus direitos e partirá para um país onde a tratem convenientemente.
O seu sorriso denuncia esperança e , sentimos que Paulo Portas igualmente pressentia que a solução para esta situação será , em breve , encontrada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nesta questão de Júlia, não sei se sará o sitio certo na Rússia. Por enquanto para mim Puttin não é pessoa de consenso. Aguardo para ver. Falando em Júlia, que apresentem provas cabais de corrupção, o que se está a passar é feio, muito feio. Linda