quinta-feira, 24 de maio de 2012

" A IMPORTÂNCIA DA BELEZA "

Quem aborda o problema que vamos focar é  Takuro Moring , nascido em 1957 e professor de Economia na Universidade de Dokkio, perto de Tóquio - (também conhecido por Moritaku).
As suas intervenções na televisão tornaram-no uma personalidade mediática  , tendo as suas ideias, assumidamente provocadoras, obtido as mais estranhas reacções.
A sua proposta de agravar os impostos dos homens bonitos e ricos , feita no canal Nippon TV, foi aplaudida pelos espectadores do sexo masculino, especialmente porque toca numa questão sensível no Japão : o problema do envelhecimento da população , muito grave , tem vindo a ser agravado pela baixa natalidade , decorrente da diminuição do número de casamentos no país.
( Já repararam que por cá também estamos com o mesmo problema ? )
Como explicou é a crise económica a responsável pela quebra do número de casamentos entre os japoneses : o rendimento anual médio de um homem de 30 anos caiu no espaço de uma década , de cerca de 47 mil euros para 28 mil . O de uma mulher da mesma idade é manifestamente inferior a esse montante.
Portanto as mulheres continuam a procurar um conjugue com um rendimento pelo menos duas vezes superior ao seu, o que acontece apenas a 3,5 % dos homens na casa dos 30 anos. As japonesas , dadas as dificuldades que têm para conciliar a vida familiar e a profissional , deixam de trabalhar quando casam . Daí a necessidade de ter um marido que ganhe bem, pois elas querem ter filhos. 
Além disso , a proporção de homens de 50 anos que nunca casaram  aumentou significativamente nas últimas quatro décadas. 
O sociólogo Kiri Minashita explica que a assimetria verificada entre os sexos se verifica por as mulheres serem monopolizadas por um punhado de homens com uma situação económica considerada boa.
Além disso elas preferem os homens bonitos.
( Quem não prefere ?
  Perguntamos nós, muito a sério ).
  Vamos tentar acompanhar o raciocínio de Takuro Morinaga , pois esta história que parece anedótica é , na verdade, encarada a sério no Japão.
Será que terá possibilidades de ser transplantada para cá ?
Os bonitões começarem a pagar mais impostos ? 

1 comentário:

Anónimo disse...

Só em ar de graça. Lá vão os menos afortunados de dinheiro pagar a beleza, uma vez que os mais abastados estão em minoria? Por enquanto a natureza não escolhe as bolsas. Não se lembrem cá, de aplicar esse sistema, senão vem aí mais um imposto. Linda