terça-feira, 22 de maio de 2012

" O APOCALIPSE SEGUNDO KRUGMAN "

Quem somos nós para tecer hipóteses acerca do futuro da Europa ?
Tentamos perceber, ouvir, ler , compreender. Mas...
Mas, acabamos por ficar perplexos, confusos, amedrontados.
Amedrontados, sim senhor. Porque o que se avizinha não nos parece nada de bom e comparável ao que tínhamos imaginado há décadas, quando o escudo deu lugar ao euro.
Uma única moeda na Europa ! Tão bom ! Os ingleses são mesmo do contra não aderindo a uma ideia tão prática !
Agora , mergulhados no pesadelo , tentamos vislumbrar uma saída para a confusão criada pelos nossos " amigos " gregos o que , cada vez se torna mais indecifrável.
Temos aqui junto de nós Paul Krugman. Se há alguém que percebe de Economia é ele. Não é ? Até recebeu o Nobel!
Vejamos o que ele diz da actual situação : - 13 de Maio  no The New York Times
O fim do euro está por meses , é quase certo.
1  - Haverá novas eleições na Grécia onde não há estabilidade política para executar o plano da Troika.
2  - Espanhóis e italianos vão sentir imediatamente as consequências da saída da Grécia  - para não perderem o seu dinheiro com medo que os seus países sejam os seguintes a sair do euro, os depositantes nestes países vão transferir as poupanças para a Alemanha ( confessamos que não tínhamos encarado esta hipótese )."  Os  bancos ( gregos ) podem colapsar com a fuga dos depósitos ...
3   - Para evitar este cenário há medidas de força que podem ser tomadas " Os bancos podem proibir a transferência de depósitos para fora do país e limitar os levantamentos de dinheiro .Confessamos o nosso espanto por isso ainda não ter sido feito. O que esperam ?
4  - O Banco Central Europeu pode emprestar  enormes quantias de dinheiro aos bancos europeus para que estes não entrem em colapso.
5  - A Alemanha revê drasticamente a sua estratégia , sobretudo em relação a Espanha ( aliviando as metas de inflação e garantindo o pagamento da dívida espanhola ) ou então o euro acaba . 
Alerta final
" Isto pode acontecer em meses , não em anos "
QUEM ASSIM PENSA É PAUL KRUGMAN!
Nós já não sabemos o que pensar...

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando ainda trabalhava e se entrou para a chamada CEE, nós falávamos sobre o assunto, e não for medida que nos entusiasmasse. Nessa mesma altura começou a derrocada do nosso tecido interno. Ia-se viver do turismo. Depois foi a moeda única, e fomos mais uma vez ludibriados, tudo ficou mais caro automaticamente, e todos os povos da Europa se queixaram do mesmo. Mas os sábios do nossos país estavam todos felizes. E agora? A Grécia tem a culpa toda? E a banca mundial não te nenhuma culpa? Não for nos EUA, que o desastre começou? Ou estou enganada? Será que KRUGMAN, viu a derrocada dos EUA? É uma pergunta. Estou só com os meus botões e recordando as asneiras que vêm sendo feitas de há anos a esta parte. Linda