terça-feira, 29 de maio de 2012

ADRIANO MOREIRA " UMA ALMA PARA A EUROPA "

Aqui está um artigo que foca o que deve ser focado.
Certo.
Profundo.
De grande alcance sob todos os aspectos que o queiramos encarar.
" Uma alma para a Europa "
Adriano Moreira 
D.N. 23 Maio 2012.
Hoje, portanto. 
Há quantos anos o conhecemos ?
Tantos que já nem sabemos.
Quando vimos as suas entrevistas, às vezes, ouvimo-las até ao fim. Outras ,procuramos outros programas mais aliciantes.
Mas, temos que confessar :
Aprendemos sempre alguma coisa .
Hoje , ao lermos "Uma alma para a Europa  "  pensámos.
É exactamente isto o que sentimos.
A Europa tem falta duma alma.
"Parece mais inquietante a ameaça do regresso à busca das diferenças  do que aquilo que tanto preocupou Delors : a busca duma alma europeia."
E acrescenta
" As divergências que se aprofundam sobre qual é o conceito estratégico da União, em vésperas de parecer inevitável o confronto de orientações dos governos europeus em mudança, sobretudo no que toca ao comportamento da Alemanha e da França , não apontam para que  esteja presente como paradigma comum e dominante , antes parece mais inquietante a ameaça do regresso à busca das diferenças que no passado século fizeram naufragar todos os apelos , doutrinas e práticas para a unidade deste conjunto de povos que habitam um território sem fronteiras naturais , que não falam a mesma língua , cuja história comum está semeada de lutas interiores, que, todavia, se proclamam todos europeus e ainda não perderam completamente o hábito de tratar os restantes povos com a simples expressão-os outros.
Não há dúvida
A Europa precisa duma alma.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem diria que Adriano Moreira mudaria tanto de pensamento? Eu sei que com a idade nos tornamos mais humanos, mais atentos e o que era certo, passou a não ser bem assim. Mas ele, foi do oito ao oitenta. Eu, não mudei tanto e a minha barricada era bem outra. Que pena ele no tempo em que era ministro de Salazar não estar tão voltado para a alma. Mas é como nós dizemos: mais vale tarde que nunca. Linda