segunda-feira, 28 de maio de 2012

AS PALAVRAS INSENSATAS DE CHRISTINE LAGARDE

A directora do FMI levantou, com a sua comparação entre a situação das crianças gregas e a das da África subsariana , um coro de protestos  de tal ordem que já levou Mélanchon  (líder da esquerda radical francesa ) a sugerir que  Christine Lagarde se demita.
Como classificar as suas palavras?
- Irreverentes
- Cruéis
- Insensatas
- Levianas
- Inoportunas ?
Nós pensamos que todos estes adjectivos se lhes adaptam na perfeição.
Fazemos uma pergunta :
- Se fosse obrigatório escolher um deles , qual teria a nossa preferência ?


-  Escolheríamos insensatas palavras, pois sabendo que tudo o que diz é escrutinado até ao pormenor, Christine tinha obrigação de pensar antes de falar.

Na realidade não é possível comparar de modo nenhum a situação de pobreza das crianças gregas com as da África subsariana pois trata-se de duas realidades absolutamente diferentes , mas ambas dignas da nossa maior comiseração.
O que ressalta da situação criada pelas palavras da directora do FMI é que há um estado de total saturação dos actores políticos em relação ao que se passa na Grécia.
Sensatamente , François Hollande  limitou-se a achar as palavras de Lagarde " simplistas e estereotipadas ."
Nós preferimos classificá-las de insensatas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estas duas fotos de crianças negras e Gregas são de famílias de diferentes grupos sociais. Nem todas as crianças gregas são estas e nem todos as negras são estas. Na Grécia abandonam-se ás portas de instituições porque os pais, já não têm que lhes dar de comer. Mas por cá já vai sucedendo também. Lagarde não foi só insensata, foi cruel. Por mim digo que passar-se no século XXI a vergonha da fome, não me entra na cabeça. Não sei que sociedade será. mas esta. tem que mudar. Linda