segunda-feira, 12 de março de 2012

A TÃO SONHADA AUTONOMIA.

Fomos ver o significado da palavra autonomia -  e encontrámos - estado em que se é autónomo / que se tem independência administrativa  e / ou financeira.
Autónomo - o que se governa por leis próprias.
                   Independente.
Pensámos.
É isto. Todo aquele que não depende doutro é autónomo.
Ora achamos que ter a nossa própria autonomia é algo que todos devemos querer. Sem hesitações. Desculpas. Medos ou complexos.
Tem sido desde que temos noção do nosso eu uma norma de vida.
Autonomia financeira ?
Pois claro.
Essa é indispensável como matriz de todas as outras.
Não depender de ninguém para realizar o que queremos.
Para sair
Para ficar e gastar  caso queiramos
Saber que não temos de pedir nada a ninguém para adquirirmos o que desejamos . Do mais imediato e simples ao mais sofisticado e difícil.
Porque não ?
Eu posso.
Eu quero.
 - Há, ainda hoje mulheres que não dependem de si próprias ?
- Infelizmente há. E não são apenas as dos tempos antigos em que era assim ,porque era ,e nada havia a fazer. Casavam. O marido é que as sustentava e elas limitavam-se a pedir / pedir / pedir.
Por favor.
E  quantos afrontas não eram obrigadas a suportar no seu papel de escravas do lar?
Pois ainda existem sobreviventes desse tipo de vida de completa alienação.Não posso trabalhar fora porque tenho os meus filhos. Não é ? Mais tarde voltarei à minha carreira. Mais tarde.... 
E , entretanto , a relação gasta-se. O amor vai-se. O divórcio vem. O diploma está ultrapassado. A pensão para os filhos não é suficiente e
Agora ?
O que faço à minha vida ?
Não tenho possibilidades para nada.
Vou continuar a ter que depender dos outros.
 Agora dos pais.
Tem que ser.

TEM?
( E neste caso encontram-se não uma , nem duas não autónomas, mas muitas mais do que é possível imaginar É incrível! Mas é verdade .Nós conhecemos várias)

1 comentário:

Anónimo disse...

É o que digo acima: estamos presos por teias invisíveis que estão nas vivências de cada um de nós. É difícil ultrapassa-las, pelo menos sozinhos. Mas para quem é novo e não é parvo,(como diz a canção) pode procurar ajuda. Linda