quarta-feira, 21 de março de 2012

CESÁRIO VERDE / ÁLBUM

Sendo hoje o dia da poesia pensamos em tantos poetas que nos têm acompanhado e que constituem as nossas referências. Foram tantos !
Tantos !
Qual salientar hoje ?
Florbela, de quem tanto se tem falado nos últimos dias ?
Pessoa que está sempre connosco ?
Teresa Horta , nos seus Poemas Eróticos ?
Não.
Há um poeta que tem muito a ver com o nosso viver, com as nossas caminhadas nestes bairros modernos.Nas cores alegres das flores que temos nas janelas- O ramalhete rubro das papoilas-
Cesário Verde .
Um velho amor.
Que compreendemos e nos compreende.
Escolhemos o poema
Num álbum
- Porquê?
- Porque adoramos fotografias. Em cada local da nossa casa há um álbum que nos recorda momentos para nós eternos e porque nesta poesia há ternura, amor , paixão , esperança, passado / futuro,  ironia.
Tudo fixado num tempo que ainda não existe .

      És uma tentadora: o teu olhar amável
     Contém perfeitamente um poço de maldade
     E o colo que te ondula, o colo inexorável
     Não sabe o que é paixão, e ignora o que é bondade

     Quando me julgas preso a eróticas cadeias
     Radia-te na fronte o céu das alvoradas,
     E quando choro então é quando garganteias
     As óperas de Verdi e as áreas estimadas

    Mas eu hei-de afinal seguir-te a toda a parte,
    E um dia quando eu for a sombra dos teus passos,
    Tantos crimes terás , que eu hei-de processar-te,

    E enfim há-de morrer na forca dos meus braços. 

Sem comentários: