quarta-feira, 28 de março de 2012

QUAL O PAPEL DE ASMA ASSAD NESTE SANGRENTO CONFLITO ?

" O verdadeiro ditador sou eu ".
Esta é uma afirmação atribuída a Asma -Assad, actualmente sobre quem incidem terríveis suspeitas de cumplicidade na tragédia da Síria.
A palavra " ditador " surge num email sobre a atenção que os elementos de um casal devem  prestar um ao outro
" No que diz respeito a ouvir , eu sou o verdadeiro ditador, ele não tem hipótese. "escreveu Asma.
Sabemos que a afirmação foi retirada do seu contexto mas a pergunta fica :
- O que pode levar esta mulher moderna, inteligente, culta a se ter tornado cúmplice da terrível carnificina que tem devastado o seu país ?
- O amor que ela dedica ao seu marido ?
  Ela confessa-o repetidas vezes.
- O engano ?A ilusão?
  O acreditar que a rebelião é fruto duma minoria e que em breve tudo voltará à normalidade ?
- O desejar a todo o custo manter os seus privilégios , não estando disposta a renunciar ao fausto elevado à potência máxima?
A União Europeia está escandalizada com o conteúdo das mensagens enviadas por Asma. Os EUA dizem-se " nauseados " com o teor da correspondência interceptada.Ela elogia o tom com que Assad fala ao povo para dar a impressão de ser um homem forte que não quer mais distúrbios na sua terra.
"    Se nos mantivermos unidos , superaremos isto juntos .Amo-te ".  
Ela era querida pelo seu povo. Considerada a embaixatriz da simpatia e a melhor relações públicas internacionais da Síria. Mulheres e crianças acreditavam na sua acção a favor dum país mais culto.
Perdeu o sentido da responsabilidade ?
Acreditou num destino diferente e superior para o seu país ?
Porquê ?
O que a levou a uma cumplicidade tão criminosa ?
Quanto a nós , só nos resta a resposta que , na maior parte dos casos, justifica condutas criminosas :
O poder!
Sempre o poder na mais ampla acepção da palavra .
PODER!   

2 comentários:

Anónimo disse...

Se ASMA, era querida do seu povo, porque é que o povo se revoltou? Há aqui qualquer coisa que não bate certo. Inteligência não quer dizer infelizmente coração, amor ao próximo. Se isso fosse verdade, os povos não estavam na situação em que se encontram. Se conquistas tiveram foi á custa de sangue suor e lágrimas. Depois de tanta luta de milênios estão a tirar esses valores, a humanidade está a recuar, por falta de regras que deveriam ser impostas pelos responsáveis que os povos elegeram estas regras deveriam ser impostas ao poder economica, ao poder bancário que nos levou com a sua crueldade a esta situação. O abuso é escandaloso. ASMA é o produto da vergonha que por aí vai. Linda

Anónimo disse...

Para mim isso não e mais do que ganância pelo poder a ponto de dar uma reviravolta dessas. E, é pena porque pareciam as pessoas certas para dirigir um país como a Síria. Enfim há que lamentar.Gigi