sexta-feira, 30 de março de 2012

" O FANTASMA "

Vem no Público de hoje um excepcional artigo de opinião de Vasco Pulido Valente " O Fantasma "   que é uma peça magistral no que diz respeito ao tempo que vivemos.
Que Portugal vive.
Que os socialistas teimam em viver.
É longo. Daí a impossibilidade da sua total transcrição . Aqui vos deixamos a parte final :
" O número não só de socialistas mas de portugueses , que no seu tempo ele enganou ou encorajou por vias pouco apropriadas , não permite imaginar um sumiço total e expeditivo. Basta ver como alguns velhos colaboradores tomam hoje uma distância prudente quando se fala do homem. A estratégia de Pilatos , no caso, não se aplica. Porque a verdadeira questão não é a simples presença do cavalheiro, com a sua irresponsabilidade , arrogância e autoritarismo, reinando sobre um Portugal apático. 
A questão é a de explicar como ele conseguiu submeter á sua vontade um PS  aprovador e dócil e, quase sem protesto levar atrás de si ( ou persuadir ao silêncio ) uma considerável quantidade de pessoas com idade para terem juízo. 
A reconciliação interna do PS como a reconciliação do PS com os portugueses pedem mais do que uma " auto crítica " .Pedem um destino
E que destino nos pode O PS agora oferecer ?

 

Sem comentários: