sábado, 31 de março de 2012

A ATITUDE DE RIBEIRO E CASTRO

Sabem ?
Até concordei com a atitude de Ribeiro e Castro , na defesa da manutenção do feriado do primeiro de Dezembro.
-Foi contra o seu Partido ?
-Mostrou determinação e coragem.
Na verdade, se há uma data de referência na nossa História é , sem dúvida esta.

Acho que já vos fizemos referência ao livro que acabámos  de ler e que , vem mesmo a propósito, para bem compreendermos a atitude do militante do CDS.
Nesta obra, incrivelmente actual, é-nos narrado esse período da nossa História que , na verdade, não pode nem deve ser esquecido.
Mas
D. Luísa Francisca de Gusmão Medina Sidónia  é a peça chave em todo este período. Uma figura de mulher com uma determinação exemplar e a quem se deve - apesar da sua nacionalidade - o facto de conseguirmos a nossa libertação.
Maria do Pilar Vasconcelos pesquisou e conseguiu revelar toda uma actuação de tal mérito que ofusca a de seu marido e de seus filhos.
Ficámos a conhecer uma verdadeira  e grande Rainha, que colocou à frente dos seus interesses ,os da terra de seu marido. Admirámos o seu papel de mãe , que perante a morte inesperada  do príncipe herdeiro D.Teodósio , vislumbrou o abismo para onde se caminhava com a falta de preparação do que seria D.Afonso VI. Ficámos rendidos à sua inteligência ao ver como se apoiou no homem mais ilustre de então  : o Padre António Vieira. Toda a engrenagem diabólica da época nos é revelada neste pequeno livro que nos leva a dizer :
O primeiro de Dezembro foi realmente uma data que deve ser lembrada.
Mas , quem não deve ser esquecida é D.Luísa de Gusmão, amada por um marido " distante da arte de governar ", e desprezada por dois filhos - D.Afonso VI e D.Pedro II,-  que não  a souberam amar como Mãe nem  honrar como rainha.

A respeito do que se passou na Assembleia:
- Alguns feriados têm que ser eliminados.
  Todos, de um modo ou de outro ,revelam  uma carga simbólica.
- O país não pode nem deve continuar a perder horas de trabalho para festejar o que , na maior parte das vezes, ignora a razão.
Como fazer ?
Quanto a nós , o facto de trabalharmos nesse dia, não significa que não recordemos a coragem que foi necessária para nos libertarmos da poderosa Espanha.
Mas, o mais importante é não esquecer os anos que D.Luísa de Gusmão levou a consolidar essa independência.
Foram décadas de despesas insuportáveis para uma nação empobrecida .Escaramuças diárias. Insegurança constante.
D.Luísa de Gusmão,é quem merece a nossa maior gratidão.
Aliás , pensamos que nas escolas é que deve ser feita a celebração dessas datas inesquecíveis.No dia 1º de Dezembro porque não começar assim a aula?
Sabem que dia é hoje ?
Foi nesta data que a nossa pátria voltou a adquirir a sua independência.
1º de Dezembro de 1640 
Foi assim:
........................................

1 comentário:

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo com Ribeiro e Castro. Foi de coragem, manteve a sua opinião que está por acaso de acordo com a minha. Não falou do 5 de Outubro que para mim também é importante. Acho graça a Portas que disse que se podia festejar, pertencia a cada um. Então por essa maneira de ver, retirava-se o 25 de Dezembro e outros, porque cada um é livre de festejar? Portas é inteligente, mas quando dá falhas são bravas. Sobre o 5 de Outubro, não sei porque alguns governantes exibem o o símbolo da Republica na lapela? Gostava de ter explicação. Linda