segunda-feira, 19 de março de 2012

MERCKEL SABE O QUE FAZ

Joacquim Gauck é desde ontem o novo Presidente da Alemanha.
991 dos 1232 delegados à Assembleia Federal votaram a favor da eleição de Joacquim Gauck  para Presidente da Alemanha.
Ex-dissidente comunista da Alemanha de Leste foi aplaudido e homenageado com flores.

 A CDU, o partido da Chanceler aliou-se ao SPD para apoiar o novo Presidente.
Sinal de uma futura aliança pós -eleitoral?
O que é um facto é que estamos perante um exemplo de inteligência política que só prestigia Angela Merkel.
A eleição de Gauck para um cargo cerimonial mas em que o seu detentor pode exercer influência ética e política marca uma viragem na conjuntura política do país. E revela a inteligência da Chanceler.

Sabem uma coisa ?
Cada dia me sinto mais feliz por ter visitado há pouco  Berlim. Porquê ?
Porque percebo melhor o que lá se passa e tenho uma percepção muito mais nítida da actual Alemanha.
E sabem ?
Considero Angela Merkel uma estadista de mérito. Ai que defende os interesses do seu país! Pois claro, que defende. Mas tem mostrado ou não que quer continuar com o projecto europeu ? Contra tudo e contra todos, com maior ou menor fôlego ela lá tem conseguido remar num mar em que as ondas são bem alterosas.
Merkel que, até há pouco manifestava reservas acerca de Gauck, percebeu a necessidade de, rapidamente optar e , ela também mereceu ontem os aplausos gerais.
Esta eleição é entendida por muitos , como um sinal de união e consenso político entre os alemães .
Bom para a Europa ?
Pensamos que sim.

1 comentário:

Anónimo disse...

Merckel defende o seu país, é o seu dever e seu direito. Pena é, que os países baixem as cabeças até a ponto de se sentir vergonha. Nunca tive grande confiança na Alemanha continuo a não ter. Como quem lê vai sabendo mais, eu soube sobre alguns políticos alemães que foram escolhidos para governar, após a última grande guerra. Guerra, que foi a vergonha que todos nós sabemos. Kurt Georg Kiesinger,membro do partido nazi desde 1933 será chanceler da Alemanha entre 1966 e 1969. O primeiro presidente da R.Alemanha, Thedor Heuss, foi um dos deputados que em Março de 1933 votou no Reichsrag a lei que deu a Hitler plenos poderes. E por aí foi. Que descendência ficou daí? Que tipo de governantes são estes? Que espera a Europa desta história da história recente? Por mim não espero nada do bom. Para mim a Alemanha continua a mesma desde a primeira guerra. Não esqueço o que ouvi sobre esta guerra e o que se passou em Portugal em que seguiam para a Alemanha os alimentos que faltavam em Portugal, não entendia, mas ficou gravado, lá isso ficou. Linda