A Dinamarca acaba de virar à esquerda após 10 anos de um partido da extrema-direita ter estado no poder. Pela primeira vez foi eleita para primeiro - ministro uma mulher.
Helle Thorning -Schmidt , cabeça da lista do Bloco Vermelho ( a coligação composta pelos Sociais Democratas , Partido Socialista Popular, Liberais Sociais e Aliança Verde-Vermelha) foi a escolhida.
Há alguns anos era conhecida por Gucci Helle e a sua imagem estava associada à da "loira burra."
A pouco e pouco ela foi destruindo essa imagem e revelando as suas qualidades
Esta social democrata de 44 anos teve um trabalho duro até conseguir a vitória ontem alcançada. É interessante referir, que a Dinamarca ficou em sétimo lugar no relatório sobre a igualdade de género entre sexos do Forum Económico Mundial de 2010.
Os quatro primeiros lugares são ocupados pela Islândia, Noruega, Finlândia e Suécia
A batalha política que acabou de se travar , ao contrário do habitual, não se centrou em problemas de valores , justiça, imigração... Só mesmo uma palavra dominou a campanha :
Economia / Economia / Economia.
Um novo rumo para a Dinamarca ?
Tudo indica que está no bom caminho.
( 179 deputados da maioria governamental contra 86 dos da extrema-direita!)
Para já a luta de Helle Thorning - Schmidt, que terminou numa brilhante vitória, merece os nossos aplausos.
1 comentário:
Fico sempre satisfeita quando uma mulher chega a cargos que até aqui, eram da exclusiva propriedade de homens. Agora de uma mulher espero que a sua sensibilidade feminina não me deixe desiludida, como me deixou a primeira ministra inglesa. Espero boas noticias da Dinamarca, felicidades para Helle. Linda
Enviar um comentário