domingo, 11 de setembro de 2011

O olfato !


O olfacto está ligado à maioria dos nossos sentimentos, das nossa recordações, dos nossos amores.
A memória guarda os cheiros da nossa juventude . Esquecemo-nos de muitos livros que lemos, do nome de alguns amigos, de acontecimentos que vivemos. Mas os cheiros ficam para sempre.
Para sempre.

Ora o cheiro que ficou durante muito tempo em Nova Iorque após o 11 de Setembro foi tão intenso que é difícil de ser esquecido. Mas os que estiveram nos escombros, expostos à nuvem inicial - os bombeiros, polícias, médicos e enfermeiros,ironicamente, perderam a capacidade de cheirar . E perderam-no porque ao respirarem aquela estranha nuvem ,o olfato desapareceu completamente.
Hoje não conseguem sentir o cheiro de um perfume , de um caril de gambas, como não conseguém detectar , pelo nariz , substâncias tóxicas.
E sabem ?
O olfacto está ligado a situações tão fundamentais na nossa vida que consideramos lamentável a perda desse sentido para todos os que foram atingidos por essa perda.

Sabe-se que a tal química que está na base da atração entre um homem e uma mulher tem , em grande parte, como base o olfato.
Nós , temos que confessar , que somos ligados estreitamente a cheiros e a eles associamos aqueles que amamos, os lugares que frequentamos, a nossa vivência diária.
Alfazema!
Jasmim !

1 comentário:

Anónimo disse...

Lembro-me de um cheiro de uma planta da minha infância. Quarenta anos depois chegou-me um aroma agradável e recuei á infância, continuei a andar atrás do dito aroma e lá estava a planta e as suas flores. Realmente os cheiros da nossa infância e não só, pode-nos dar alegrias ou não. Para mim são mais agradáveis que o contrário. Desde esse momento fiquei a avaliar melhor os odores. Linda