quarta-feira, 28 de setembro de 2011

UMA BRIGA FEIA !

Vimos na segunda -feira à noite um programa na TVN, que tinha como tema A JUSTIÇA EM PORTUGAL ( cremos que é este o título )  que nos deixou
e estupefactos.
Como é possível?
Como é possível que os advogados portugueses tenham voltado a escolher para bastonário da sua ordem o"descontrolado" Marinho e Pinto ? ( Descontrolado, alias " é um termo demasiado meigo para caracterizar um personagem absolutamente execrável )....
Vejamos a história :
Há vários anos que o Estado não paga a dívida que tem aos causídicos que prestam apoio judiciário. Parece que já passaram 7 anos ...
Ora , nesta altura em que a situação é a que se sabe , Marinho e Pinto resolveu exigir o pagamento total. E JÁ! PORQUE ELES PRECISAM DE COMER.
O  Governo ainda deve 22,3 milhões aos advogados oficiosos
O anterior ministro  e o  bastonário dos advogados puseram fim à fiscalização das oficiosas , acusa a ministra da Justiça.
Assim .actualmente não há controle  e os resultados duma auditoria que está a ser levada a cabo pelo Instituto de Gestão Financeira são expressivos .Contas aumentadas indevidamente.
Paula Teixeira da Cruz explicou que o ministério pagou 17,7 milhões de euros  aos advogados , de uma dívida total identificada de 40 milhões  de euros. Sobram 22,3 milhões  e , embora continue a garantir que a divida é para pagar , a ministra sustenta que  algo corre mal no acesso ao direito e prepara-se para alterar o sistema de controle e fiscalização dos actos .E MUITO BEM !
A situação é extremamente preocupante com os respostas enviadas pelos tribunais ao ministério  a indiciarem 45 % de desconformidades   com o que havia sido declarado pelos advogados oficiosos .


Resumindo.
A Ministra pagou uma parte da antiga dívida.
Neste momento não tem disponibilidade para pagar o resto.
Além disso parece haver provas de transgressão de verbas, o que está a ser investigado.
O bastonário que durante anos esteve calminho , agora verifica que os pobres dos causídicos têm que comer e entra em delírio . Anuncia que vai instaurar um processo ao Estado por atraso no pagamento da dívida  e insulta a ministra.
Bem:
A violência verbal foi de tal ordem que Moita Flores e Rangel  entraram em grossa discussão com o colérico bastonário o que nos fez recordar o episódio de triste memória Manuela Moura Guedes / Marinho e Pinto.

Que se pode dizer ?
- Foi um espectáculo  triste. Deprimente. Vergonhoso.
  Como começaram os Prós e Contras não vimos a parte final o que não lastimamos.
  Os partidários e apoiantes de Marinho e Pinto declaram que ele está cheio de razão.
  O que nos resta acrescentar?

Apenas
 Não há pior cego do que aquele  que não quer ver.

Sem comentários: