Finalmente a partir desta semana os portugueses vão poder obter vistos laborais para Angola por três anos e com possibilidades de múltiplas entradas e saídas do país. Pode parecer uma alteração simples mas não é. Trata-se duma vitória diplomática que só não se percebe porque não foi alcançada mais cedo.
Parabéns a Paulo Portas , a Angola e a Portugal. Ambos os governos já se comprometeram a dar instruções às respectivas redes consulares para que, no prazo máximo de 15 dias, estejam preparadas para aplicar o novo sistema.
Quem sabe como era difícil obter os vistos, as longas filas , as esperas e atrazos , compreende a razão desta euforia.
"Este protocolo é o resultado de uma abordagem totalmente pragmática . Vem facilitar o regime dos vistos entre os dois paises , tornando-o mais estável , mais previsível e mais célere". Disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal , Paulo Portas.
"Este acordo representa uma revolução no que diz respeito á circulação de pessoas entre Angola e Portugal", afirmou o Ministro das Relações Exteriores de Angola, George Chicot .
Cerca de 140.000 portugueses estão em Angola e muitos angolanos como se sabe, vivem ou deslocam-se a Portugal. Novas possibilidades acabam de surgir para todos os que desejam o estreitamente de relações entre os dois paises
Sem dúvida uma vitória diplomática de grande alcance , que estreitou os laços entre os dois paises
Sem dúvida uma vitória diplomática de grande alcance , que estreitou os laços entre os dois paises
que vivem um clima de enorme cooperação.
1 comentário:
Concordo e aplaudo o avanço da diplomacia de ambos os lados. Espero que saibamos tirar partido e aproveitar os países de língua portuguesa, que estão a renascer das cinzas. Uma amiga minha está perto de ir para o Brasil. Ela é arquitecta na CML e vai trocar por outras condições melhores. Assim, vão fugindo os técnicos mais capazes, quero ver, onde este país vai parar. Linda
Enviar um comentário