quarta-feira, 6 de julho de 2011

TER ATITUDE !

Actualmente , está na moda dizer :
- Esta mulher tem atitude !
 Este político tem atitude !

Pensamos que é um elogio....
Mas, na verdade, não sabemos bem, o que significa ter atitude.
Sempre pensámos que atitude era um substantivo que tinha de ser adjectivado para se tornar compreensível.
Uma atitude positiva / negativa / ofensiva / alegre / triste!
Mas, parece que houve uma evolução semântica e hoje atitude possui valor próprio e pensamos que o seu significado é  mérito / valor .( Será ?)
Vem este raciocínio a propósito de nos terem dito uma frase que nos levantou alguma perplexidade :
- SABE? ESPREITO SEMPRE O SEU BLOG. TEM ATITUDE !




Fomos pesquisar e eis o que encontrámos .
A palavra evoluiu e tem valor próprio não necessitando do adjctivo.
INTERESSANTE, NÃO É ?
( Sendo assim , acho que foi um elogío que recebi em relação a este blog! )
Tão bom !

1 comentário:

Anónimo disse...

Como nunca me debrucei bem sobre a palavra atitude, tomei-a ultimamente como uma palavra que faz de uma pessoa com um conjunto de valores (bons claro), forte de palavra, honesta, firme nas suas opiniões (sem ser teimosa), que se sabe impor pela sua inteligência e que saiba dizer não, quando a isso seja obrigada sem olhar a amigos e conhecidos. Dessas pessoas, estamos carentes, principalmente na política. Se assim fosse, certamente não estávamos no ponto em que estamos. Esta minha opinião estende-se a nível mundial. Acabei de ler á pouco, sobre as agências de opinião financeira. Ora uma dessas agências que nos acaba de atirar para o lixo, o seu mentor é mais um explorador e dá-se ao luxo de ser também um filantropo. Como eles se disfarçam. Eu pergunto? Quem é o filantropo? Nós os povos ou ele explora? Para depois fazer bonito á custa de quantos. Este homem tem atitude? Não e não. Estou-me a fazer compreender? Linda