quarta-feira, 13 de julho de 2011

MOSCATEL DE SETÚBAL / O MELHOR DO MUNDO !

MOSCATEL DE SETÚBAL É O MELHOR DO MUNDO!

Distinção - O Moscatel de Setúbal- reserva 2006 - Venâncio da Costa Lima, foi considerado o melhor do mundo, num concurso francês Muscats du monde. A competição avalia e premeia os melhores vinhos da casta muscat de todo o mundo. Os vinhos Venâncio da Costa Lima concorrem desde 2008, tendo no ano passado ficado no top 10 ( único vinho português ). Este ano , chegou ao primeiro lugar.
A 11º edição do Concurso  Muscats du Monde realizou-se em Montpellier, contando com 23 países concorrentes, que apresentaram um total de 210 vinhos !
Não é uma notícia fantástica e que nos enche de merecido orgulho ?
Claro que é .
Temos andado a representar um papel de coitadinhos dos portugueses que não valem nada quando , na realidade, temos potencialidades que, quando se conseguem manifestar , nos deixam deslumbrados.
Moscatel de Setúbal!
O melhor do mundo!

Há 57anos tinhamos aulas de Arqueologia nos Jerónimos .( Paleontologia / Paleografia ) ? Recordamos que lavávamos e esfregávamos os túmulos para conseguir ler as inscrições.... Estavamos na Faculdade de Letras a tirar Ciências Histórico - Filosóficas. Era no primeiro semestre. As sessões terminavam por volta das seis da tarde e, friorentos, corriamos para os pasteis de nata acompanhados pelo moscatel de Setúbal. 
As recordaçõe misturam-se. Recordamos alguns nomes : Helder , Maria José, Rosalinda, Xaneco, Virgínia, Raposo....( Que será feito deles ? Dos seus sonhos ? Dos nossos sonhos ) ?
Embora as aulas tivessem começado há somente dois meses já havia amores assumidos....... A Maria José e o Helder..... Namoraram durante todo o curso ...Um casal lindo ! Quem duvidava que seriam felizes para sempre ? 
Corriamos para a vida e para os pastéis de nata e moscatel.
Todos ! Colegas,  amigos, cúmplices  .... 
O final do curso tão longe !
........................................................................

Passaram  anos. Quantos ? ( 7.8 )?
Os caminhos divergiram.
Perderam-se contactos.
Uma tarde de princípios de Setembro na pastelaria Mexicana, na Praça de Londres :
- Maria José ! Que bom ver-te! Há tanto tempo !
 Olha , é o meu filho . Carlos, claro. Tem um mês. O Antero ? Está bem. Trabalha num Banco. E , vocês ?
 O Helder ? Já têm filhos ?
- Não me digas que não sabes ?
  O Helder casou com a Patrocínio .
  Incrível, não é ?
  Não sei como sobrevivi....
  Mas, cá estou. Trabalho na Cidade Universitária. Na Biblioteca. Eles vivem no Algarve. Ele faz cinema e pesca submarina. Ela dá aulas no liceu. 
Temos que nos encontrar. Não fiques tão abalada ....já passou. Qualquer dia , também caso. Vá, não fiques assim...
..........................................................................................................
Não mais tivemos notícias dela.......nem da maior parte dos colegas de então. Ficaram pelo caminho.....
Tinhamos esquecido completamente esta história de amor e desencontro mas o prémio do melhor vinho do mundo trouxe tudo de volta.
........................................................................................
E foram necessários  mais de 50 anos para se fazer justiça!
Nós , naquela altura já consideravamos os pasteis de nata e o moscatel de Setúbal o melhor do mundo.
  
  



1 comentário:

Anónimo disse...

Entre coisas boas que nós temos, e porque falamos em vinhos licorosos, falta permear a GIGINHA DE OBIDOS. Sou fã desta bebida, é mais forte, mas eu penso que é muito boa. Ainda hei-de ouvir falar dela. Eu defendo tudo que é português, que tenha qualidade, e se não tiver eu costumo dizer: mau por mau, compro o mau que é português. Essa lição ficou-me de exemplo e mais vincado desde as vacas loucas, em que a Alemanha é uma responsável pelo surto devido as farinhas que alimentava os animais. A partir daí, a minha valorização desceu e muito a tudo que é estrangeiro, e os receios subiram também. Como ser e como povo não valorizo os outros mais que nós, nem politicamente, pelo que vejo o mundo chamado de civilizado anda a bater com a cabeça na parede.Linda