segunda-feira, 11 de julho de 2011

FILHO ÉS .PAI SERÁS.ASSIM COMO FIZERES ,ASSIM ACHARÁS.




LEMBRAM-SE?
Filho és, pai serás. Assim como fizeres, assim acharás.
Creio que , no nosso tempo, os idosos eram tratados com mais deferência. Será impressão ou tinhamos pelos nossos avós um respeito que já não existe ?
Aprendiamos na escola a dar-lhes importãncia. Os nossos livros de leitura apresentavam parábolas que nos inculcavam valores .O do respeito pelos mais velhos era um deles.
A sociedade mudou tanto que apetece dizer :
BONS TEMPOS!
TEMPOS DE RESPEITO E AMOR.
Tanto nas classes privilegiadas como nas de menores rendimentos, no campo ou na cidade, havia o beija mão, o tratamento de respeito , a consideração. 
O que se observa hoje ?

Observemos e tiremos conclusões.
NEM TUDO O QUE MUDA É PARA MELHOR.
NÃO SERÁ ?

Apetece dizer .
QUE SAÚDADE!

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu fui educada a pedir a bênção aos familiares a partir dos tios. Os meus avós ponham a mão sobre a minha cabeça e diziam: Deus te abençoe minha nétinha. Não era lindo? Que saudades do respeito e da ternura. Porque se de-respeita tanto hoje? Linda

Anónimo disse...

Tem razão na observação. Perdeu-se um modelo familiar mais estruturado. Hoje, talvez os familiares sejam todos mais iguais. As crianças /os mais jovens tratam os mais velhos como iguais, sem lhes atribuirem um valor acrescido.
Certa alguém me disse que hoje os irmãos eram tratados como iguais, recomendando a psicologia que não se distinguisse entre irmão mais velho e irmão mais novo.
Ass. Vanessa.