quinta-feira, 21 de julho de 2011

AEIPS - UMA AJUDA PODEROSA !




Programa ajudou 65 sem abrigo com doenças mentais a deixar a rua

Lisboa  -  Associação para o Estudo e Integração Psicossocial (AEIPS ) - (  pelo enorme esforço feito na área da inclusão social , a AEIPS recebeu o Prémio Gulbenkian Beneficência , de 50.000 euros.)
O programa auxilia pessoas sem abrigo de longa duração e com doenças mentais a arrendar uma casa individual, garantindo-lhes o acompanhamento  por técnicos especializados para que consigam um projecto de vida e não voltem a morar na rua.



...............................................................................................
Encontrava-a muitas vezes , de manhã, quando me dirigia para o ginásio. Caminhava sem destino..............., Andrajosa , com um cigarro na mão e uma manta nos ombros. Indiferente a tudo , estacionava , por vezes perto do Metro do Saldanha. Idade ? Difícil de perceber...40? 50? ....................................................
Coberta de peças de roupa  inúteis, sempre com um velho boné que deixava ver uns longos cabelos alourados..... Via-se que tinha tido uma vida diferente. Talvez uma boa vida!  Agora vivia na rua. Opção ? Fuga ? Regeição ?
Via-se que tinha perdido tudo. Tudo ! Somente guardava consigo uns lindos olhos azuis. Sempre azuis. Sempre tristes. Que olhavam mas não viam....
O seu mistério atraia-nos.
Uma marginal ?
..................................................................
Vi-a ontem. Tão diferente ! Apressada, bem cuidada, o cabelo apanhado atrás.....Seguia em frente. Sabia para onde se dirigia. Tinha um destino.
Os seus olhos azuis cruzaram-se com os nossos.
-É ela! Como é possível?
 ...................................................................
Será que  pertence ao grupo dos 65 sem abrigo que conseguiram recuperar uma identidade perdida ?
Vamos desejar que sim.
"As pessoas que estão na rua , principalmente se têm uma doença mental, estão muito desorganizadas. Ensinamos-lhes como recuperar as suas vidas, como ter um bilhete de identidade , pedir subsídios  a que tenham direito ,reformas, porque muitos trabalharam e têm direito a reformas que nunca pediram "Exemplificou José Ornelas , coordenador do programa que é desenvolvido pela AEIPS.
Esta notícia leva-nos a acreditar que tudo é possível.
Milagres ?
PORQUE NÃO ?
AEIPS! Uma ajuda poderosa que  merece o nosso reconhecimento.
A palavra solidariedade existe.


1 comentário:

Anónimo disse...

No meio deste lodo em que estamos involuntariamente envolvidos, sentimos alegria ao saber destas boas noticias. E da recuperação desses olhos azuis cheios de esperança que relata. Que bom, há luzes no fim do túnel. Linda