segunda-feira, 11 de julho de 2011

PORTUGAL ABAIXO DA MÉDIA EUROPEIA NO APOIO A IDOSOS

Portugal abaixo da média europeia no apoio a idosos.

"..................................................................
Abusos a nível psicológico, agressões verbais, e negligência  são os casos mais comuns que ocorrem em lares e instituições que os acolhem.
OMS diz :
" Lutamos para que as pessoas vivam mais , assim temos que preparar a sociedade para que esteja habilitada a responder. Mas não é isso que temos ."

O que se passa em Portugal é dificil de descrever. O nosso país ,tendo em conta dados de 2010, apenas tem 7,3 das 1,8 milhões de pessoas com mais de 65 anos , apoiadas, quer pelo Estado , quer por lares privados. 
Portugal ocupa o 19 numa lista de 28 paises da Europa analisados pela OMS.


( Dos hospitais chegam relatórios de camas que continuam ocupadas , mesmo quando o doente tem alta , por ninguém os querer receber. Ainda esta semana novos casos foram denunciados. )

Esperança ?
Queremos tê-la.
Oxalá se verifique uma evolução positiva na assistência aos nossos idosos  para deixarmos de ler estas notícias que a todos envergonham.
Porque não é só o Estado a demitir-se do seu papel.
São também as famílias !
Cada vez a indiferença é mais avassaladora e a impiedade mais usual.
TÃO TRISTE !
TÃO ABSURDO E CRUEL!

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu responsabilizo em primeiro lugar as famílias. Porque mesmo tendo necessidade de alojar em instituições aqueles que lhes deram a vida como souberam e puderam, os largam sem se importarem com coisa alguma. Quando os tem em casa tratam-nos mal como nós vamos sabendo. Toda a gente que trata assim os seus velhos, devia ser presa. Se eu mandasse, era isso mesmo que faria. Mas para se tomar estas correctas atitudes a sociedade teria que ser diferente. Desumanizou-se a sociedade, aí está o resultado. Linda