quarta-feira, 13 de julho de 2011

RISCO DE POBREZA NAS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS É DE 37%



É verdade!
Risco de pobreza nas famílias monoparentais é de 37%.

Filhos de mães adolescentes ou de mulheres separadas do companheiro estão entre os mais afectados pela pobreza.

O Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Vitória, na zona histórica do Porto , dá assistência a 60 crianças em risco de pobreza. " Destas 40% são filhas de adolescentes e 60 % de famílias monoparentais" refere o responsável pela Instituição. Na maioria dos casos estão entregues às mâes , mas também há casos de avós e tias com crianças a cargo.
Este exemplo ilustra a realidade acabada de revelar pelo INE que denuncia que são as famílias monoparentais que estão em maior risco de pobreza.
A pobreza está a gerar mais famílias monoparentais que se debatem com graves problemas de sobrevivência, sem dúvida nenhuma. 
Também se está a verificar outro grave problema : há cada vez mais casos de pais que, mesmo com problemas de relacionamento , optam por não se separar para conseguir enfrentar melhor as dificuldades económicas.  Situação que acaba por implicar cenas de violência doméstica.


Não há dúvida

Tudo se interliga .
Desemprego. Falta de possibilidades económicas .Angústia. Ansiedade. Desespero. violência.............

É o que ouvimos no início dos noticiários.
O que se lê em toda a imprensa.
O que verificamos diariamente .
Para onde caminhamos?
EM QUE MUNDO VÃO VIVER OS NOSSOS FILHOS ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Vão viver num mundo cão, sem regras e sem moral. Falando em Portugal, vão aumentar os impostos, mas, os mesmos são poupados ao capital, com medo da fuga dos mesmos. Só fogem porque os paraísos existem e o mundo consente. Antes podia-se dizer que o oportunismo era só português, mas, vivemos num mundo globalizado, então, quem são os responsáveis, seremos só nós? Sabemos que não. Linda