quinta-feira, 7 de julho de 2011

MARIA FILOMENA MÓNICA / MARIA JOSÈ NOGUEIRA PINTO


Há dois dias ouvimos Maria Filomena Mónica dizer como encara a morte e  como deseja que as suas últimas vontades sejam  cumpridas.
Quer  ter o poder de decidir se quer terminar com a sua vida caso a esperança tenha chegado ao fim.
Agnóstica , afirma a sua total descrença numa outra vida e em Deus e quer morrer com dignidade.



Hoje , realizou-se o funeral de Maria José Nogueira Pinto.
Todos os jornais trazem relatos da sua vida, obra, ideologia, acção política.
O Diário de Notícias traz mais :
Apresenta-nos o seu último o artigo, recebido na redacção  do  jornal , poucas horas antes da sua morte.

NADA ME FALTARÁ

"Nas fraquezas e limites da condição humana, tentei travar esse bom combate  de que fala o apóstolo Paulo. E guardei a Fé.
Tem sido bom viver estes tempos felizes e difíceis, porque uma vida boa não é uma boa vida. Estou agora num combate mais pessoal, contra um inimigo subtil ,silencioso, traiçoeiro. Neste combate conto com a ciência  dos homens e com a graça de Deus, Pai de nós todos,  para não ter medo.E também com a família e com os amigos. Esperando o pior , mas confiando no melhor.
Seja qual for o desfecho, como o Senhor é o meu pastor nada me faltará.
........................................................................................................
Duas mulheres inteligentes e cultas , de idades aproximadas , mostram-nos o seu pensamento perante a morte.
Uma é agnóstica.
A outra crente.
Uma pensa , que talvez ainda disponha de 10 anos de vida mas exige que não lhe prolonguem inutilmente a existência. Quer ser senhora absoluta do seu destino até ao fim.

A outra , está às portas da morte. Conta com Deus , ( pai todo poderoso ) para não ter medo.
Deposita a sua vida nas mãos do seu Senhor acreditando que nada lhe faltará.
.......................................................................

Apetece-nos perguntar :
- Será que Filomena Mónica diria as mesmas palavras se estivesse na situação de proximidade em que se encontrava Maria José? A morte a chegar. Ali tão perto!!!!À cabeceira....
Voltamos a Jean Barois. Ao TESTAMENTO DE JEAN BAROIS de leitura obrigatória.
Recordamos ainda o filme José e Pilar ( que vimos há dias ) e as palavras de descrença repetidas até a exaustão, por Saramago:  Deus não existe ! Não acredito nem no Céu nem no Inferno ! Sou agnóstico! Descrente ! Atéu ! 
A certa altura , chegámos a pensar, que ele se queria convencer a si próprio das suas palavras.
Seria ?
A palavra que mais fortementese impõe é
MEDO
Medo de perder o juízo   - de ficar dependente                Maria Filomena Mónica
Medo de ter medo perante a morte                                    Maria José Noguera Pinto
Medo de deixar deixar de ser atéu                                     Saramago


.................................................................................................................
MEDO.
SEMPRE O MEDO.
Denominador comum das nossas vidas.
Ele está sempre presente.
Na vida e na morte.
Nas nossas escolhas e decisões.
- Já pensaram quantas vezes repetimos essa palavra ? -  Tenho medo de não ser capaz..Tenho medo que me falte a coragem.....Tenho medo de não ter dinheiro, trabalho, ocupação.... Da chuva.  Do sol  do vento  ...Medo de ficar só. De não  gostarem de mim. De sofrer. De viver.  
De morrer.
O MAIOR DE TODOS OS MEDOS.

1 comentário:

Anónimo disse...

Lendo esse três relatos, dou razão a todos, porque todos têm as suas razões e que eu compreendo. Claro que para mim desde que a vida esteja sem remédio, sem esperança de cura, então eu não desejo viver. Na situação de Maria José G. Pinto existia a esperança, não só em Deus como na ciência. Claro que quem ter fé e esta é levada a sério como me parece que levava, a ajuda no sofrimento é maior. Será que eu não queria ser assim? Mas como não é o meu caso, estou mais do lado de: Saramago e Maria Filomena. Mas lutarei sempre pela vida com força, mas, se chegar a hora da escolha, gostava de ser eu a escolher. Costumo a dizer: já basta a vida para sofrer, não quero sofrimentos sob-humanos no corpo. Linda