quarta-feira, 20 de julho de 2011

O ESTADO !

Numa altura em que a palavra Estado, tanto se ouve ( mais Estado- menos Estado ), deparamos com esta notícia que nos levanta sérias considerações.
Sem ajuda do Estado 43% dos portugueses podia ser pobre
Cerca de 43% da população portuguesa estaria em risco de pobreza se acabassem as prestações de Segurança Social, segundo um relatório do Instituto Nacional de Estatística, relativo a 2009.
Estes dados representam um agravamento face aos dados de 2008 (41,5%). Na situação actual,com as prestações sociais , a população em risco de pobreza fixou-se nos 17,9%. O Governo prepara-se para lançar um Fundo Social de Emergência , que começará a funcionar em Setembro.
As crianças e os jovens são os mais afectados : até aos 18 anos estão em risco de pobreza. Mas entre os mais novos houve uma ligeira redução ( menos 0,5 pontospercentuais do que no ano anterior).Mas a vulnerabilidade entre os idosos subiu face a 2008 : passou para 21 %  ( mais 0,9 )!!




Tão triste !
Lembram-se das palavras que se ouvia a toda a hora: DEFESA   DO  ESTADO SOCIAL?

QUE VENHAM  MEDIDAS COM URGÊNCIA.
NUM ESTADO DA EUROPA NO SEC.XXI NÃO SE ADMITE IDOSOS NO LIMIAR DA POBREZA

O ESTADO, A QUE O ESTADO CHEGOU !

1 comentário:

Anónimo disse...

Durante quase uma semana que ando sem noticias, e quando se ouve há sempre discussões. Hoje estou muito frágil. O que acabo de ler, aumenta a dor no coração. Linda