Às 9 da manhã, ao tomarmos, como habitualmente, o pequeno almoço na Namur, reparámos num bolo de aniversário enorme, com a fotografia do palácio Galvéis e escrito 8o anos !
Já tencionavamos lá ir para requisitar o livro da Maria Teresa Horta, que estamos ansiosos de ler ( já sabemos que os séculos XVIII e XX nos vão aparecer com toda a sua riquissima história ) e fomos. Infelizmente, D.Leonor , Marquesa de Alorna, ainda não tinha chegado mas , aproveitámos para folhear outros livros de História e encontrámos outra Leonor , que atraíu a nossa atenção ." Eu Leonor Teles- A dama maldita. "
Ao contrário das biografias que temos lido acerca desta apaixonante mulher , esta foi escrita por uma espanhola - María Pilar Queralt Del Hierro. Alguém que sabe muito bem o que faz : licenciada em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Barcelona, onde leccionou de 1980 a 1982 a cadeira de História de Espanha apresenta uma riquissima obra de investigação histórica.Pois, digo-vos : esta Leonor Teles que nos conta ela própria a sua historia é uma delícia.
Sincera!
Implacável!
Apaixonada !
Inteligente!
Lúcida !
Cruel !
Quando tiverem possibilidade tratem de a conhecer. Tem muito pouco a ver com " a malvada " que conhecemos na nossa infância . A amante do Andeiro, a adúltera .....etc, etc.
Ela é muito mais do que isso.
Esta Leonor Teles é o resultado dum trabalho de pesquisa que nos permite conhecer alguém que se desnuda aos nossos olhos com grande a sensibilidade e lucidez:
"Tudo me foi dado, tudo me foi tirado. É hora da Historia me fazer justiça. Por isso quis contar a minha verdade ,a de uma mulher que quis alcançar os céus e acabou por se perder neles."Lemos apenas uma 15 folhas mas já estamos rendidos a Leonor Teles e a María Pilar del Hierro.
Duas mulheres apaixonantes!
Sem comentários:
Enviar um comentário