segunda-feira, 23 de agosto de 2010

VASCO PULIDO VALENTE

VASCO PULIDO VALENTE E A SUA CRÓNICA  " SENTIMENTOS DE VELHO"  ASSUSTARAM-ME."
Assustaram-me ,sim senhor.
E sabem porquê?
-Porque me levaram a sentir-me velha. Velha, eu? Ainda no sábado ao dar os parabéns a uma amiga (exactamente da minha idade ), gracejando disse-lhe que estavamos novas, fantásticas, maravilhosas... E agora VPV faz-me sentir velha. Velhissima!
Ignoro a sua idade mas que o que ele escreveu no dia 22 no Público  empurra-nos para a sepultura. Quando terminei a leitura da dita crónica pensei." Não vou ligar a tanta idiotice. Que idade terá ele? Está gágá..." E esqueci a sua ida para o Algarve em primeira classe, o facto dos passageiros da referida primeira classe serem obrigados  a entrar em último lugar  "e assim um indivíduo é obrigado a conviver com a população da Europa, com meninos gritões, cheirando mal, julgando que é sexy meio despida...."
Esqueci. Era para esquecer. Falta de paciência...
Mas hoje , Rui Tavares ( Historiador e deputado independente do Parlamento Europeu pelo BE) cujas crónicas me habituei a apreciar (ainda no Público) na sua crónica" Pancada no pequeno" referiu-se  tão ironicamente a Sentimentos de velho que fui relê-la.
E agora cheguei a uma conclusão. Uma brilhante conclusão:
Afinal a crónica de Vasco Pulido Valente " Sentimentos de Velho "não me faz sentir velha. Que disparate! Nova! Jovem! Activa! Participante. E porquê?
Porque não me incomoda nada viajar em turistica. Nem ver pessoas meio despidas. Nem meninos gritões. Nem fico com o espírito "exasperado" ao ver a actual praia da Luz ( onde passei aos 15 anos um verão delicioso ) completamente diferente.E depois? O que é que não mudou em 60 anos?
Também recordo o dia em que Hitler falou. ( afinal devemos ser mais ou menos da mesma idade... ) . Não sabia que era precisamente a 30 de Janeiro de 1945. Lá em casa também se ouviu. E o sentimento que experimentámos foi de alívio. Alegria. O pesadelo tinha terminado.
O nosso amigo sentiu terror ao ouvir a voz de Hitler. De acordo. Os monstros assustam-nos.
Agora dizer que sentiu "o mesmo terror na barafunda do aeroporto de Faro: terror de uma vida ameaçada e quase perdida."Que comparação!
São mais que sentimentos de velho
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
SINTO-ME JOVEM
SOU JOVEM, SIM SENHOR.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nunca apreciei Vasco P.Valente. Quando do programa de M.M.Guedes, se a ela ás vezes gostava de a ouvir, já a ele não. Umas vezes não o percebia, e quando o percebia não concordava com as suas opiniões. Na minha maneira de ver é rebuscado com um ar Douto, que esclarece muito pouco. A minha opinião é que está um pouco gágá. Pouco tem de falar envelhece de outros. Penso que também é da parte dele falta de delicadeza. Se falamos de idade, é uma coisa, se falamos de idade e mentalidade a criatura está mesmo velho e snobe. Se não quer conviver com a sociedade, que se isole.