quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Regresso a casa

Depois de férias há um período de adaptação , em geral envolvido por um sentimento de melancolia. Estou  a vivê-lo. Quando gostamos muito de alguém que nos desilude, sofremos. O desencanto faz doer. Faz mesmo.
Senti essa tristeza ao ver, na passada segunda-feira, a nossa cidade tão suja e triste. Não sei , se foi por ter permanecido durante 15 dias numa região impecavelmente cuidada- Emília Romana- Itália- que o contraste tanto me chocou. Em Riccione, uma cidade onde milhares de italianos passam as suas férias ,não se vê um ùnico papel , garrafa ou detrito de qualquer espécie no chão. A limpeza faz parte da sua cultura. Cultura essa que no passado já nos foi doada. Lembram-se que a nossa língua foi uma herança romana, assim como os banhos públicos e muito mais ?Que pena não termos guardado mais contributos desta civilização e termos preferencialmente adoptado práticas menos evoluidas. Note-se que no passado ano visitámos algumas cidades do Norte de Àfrica  e a limpeza dessas cidades espantou-nos pois não era assim , ainda há poucos anos.Mudaram para melhor. Porque não se passa o mesmo connosco? As ruas perto do Campo Pequeno encontram-se num estado a todos os títulos lastimável.Porque não são lavadas?
Sujas
Sujas
Sujas
Ainda não me refiz do choque. Que diferença entre estes 2 paises! Que diferença! Que desilusão!Enquanto escrevo oiço referências aos incêndios que, mais uma vez nos devastam.
 Falta de limpeza das matas, grande parte delas propriedade do Estado?  Mão criminosa dos madeireiros? Novas medidas de nacionalização propostas pelo Ministro da Agricultura?
Que fazer para evitar este flagelo que já se tornou rotineiro?
Encontrámos um país triste, poeirento, sujo, desiludido...
Cansado.
Muito cansado!
E desiludido.
Muito desiludido.O estado da Justiça!!!O pilar da democracia ameaçado!
Já se ouve vozes a tentar resistir a esta resignação doentia : João Cravinho pede intervenção do Presidente da República e do Governo para por fim "à crise gravissima da Justiça". O socialista disse mesmo que o candidato Cavaco Silva estará a meter no bolso o PR...AS suas declarações surgem depois de Ana Gomes ter defendido a intervenção de Belém e até a demissão de Pinto Monteiro.
" Se Pinto Monteiro e Cândida não se demitirem deviam ser demitidos"disse a euro deputada ao jornal I , mostrando-se chocada com a notícia do Expresso, segundo a qual a inclusão  das perguntas a Sócrates no despacho foi negociada entre Cândida Almeida e os procuradores da investigação. E muitas questões mais são levantadas por Ana Gomes no seu Blogue causa nossa.
Portugal.
Está na hora. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Começando por Lisboa suja. Eu passo um fadário a reclamar para CML. Respostas recebo, mas só ao fim de muita luta, lá vou vendo um problema resolvido. Não cabe aqui contar, mas chega a ser triste. Eu fico gasta, mas calar é que não. Falando na justiça? É uma vergonha o que se está a passar com o PGR e companhia, não sei onde vamos parar com a falta de credibilidade da justiça. Digo aqui mais uma vez, se eu fosse mais nova ia para um país nordico, isso ia.Linda