quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PARACETEMOL?

PARACETEMOL?
SERÁ  VERDADE?
Uma equipa da Universidade de Addis Abeba, na Etiópia, acompanhou mais de mil bébés ao longo de três anos. Quando as crianças completaram um ano, os pesquisadores avaliaram se os bébés que apresentavam problemas respiratórios tinham tomado paracetemol. Ora, verificaram que os que tinham tomado este medicamento tinham 7 vezes mais chances de desenvolver asma.
Segundo os cientistas, as pesquisas não mostram que o paracetemol seja uma das causas  da asma - para isso  seriam necessários mais testes clínicos-.Entretanto, os resultados indicam que o medicamentopode potencializar a resposta do sistema imunológico agravando as alergias.
Sendo esta uma das drogas mais usadas nos EU foi dado o alarme. A empresa que vende o parecetemol afirma que o produto tem mais de50 anos de história clínica para comprovar a sua eficácia e não há relação de causalidade entre asma e paracetemol.
Nós que temos 2 netos propensos a alergias ficamos a pensar no caso.
Na dúvida....
Que tal substituir por outro que ainda não tenha levantado problemas?
Mais vale prevenir...

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas também não dizem qual é a quantidade de paracetamol que os bebés tomaram? Mas talvez agora se abuse de medicamentos, pois a vida agitada dos pais já não dá para fazer os tratamentos mais naturais que se faziam no nosso tempo. É a sociedade que temos. Servirmo-nos da ciência é bom, abusar dela por falta de disponibilidade, é outra. Mas dá para assustar um pouco. Linda