quarta-feira, 9 de junho de 2010

PAIXÃO / AMOR À SEGUNDA VISTA


Paixão: amor à segunda vista
Eduardo Sá, psicólogo clínico, vem num pequeno artigo de opinião dar-nos a sua visão sobre o tema que irá "aquecer" a vida dos nossos jovens no próximo ano lectivo:
"A educação sexual nas escolas é algo que não merece discussão. Em primeiro lugar, porque a escola deve introduzir pluralidade na educação. A educação sexual não pode ser uma espécie de educação moral e relgiosa. É muito importante nós sermos educados para amar. As pessoas têm toda a legitimidaddo mundo para poder encontrar as pessoas certas. Para os adolescentes não é a sexualidade, é descobrirem as pessoas por quem se sentem amadas. Muito além dos kits e da biologia da reprodução. É muito importante  explicarem aos adolescentes que a paixão é uma espécie de amor à segunda vista e o grande desafio das relações amorosas é sermos capazes de explicar o amor à terceira vista."
Eduardo Sá  fala-nos do amor. Do verdadeiro amor e da descoberta desse sentimento tão dominante nas nossas vidas. Primeira vista. Segunda. Terceira vista. Amor/ paixão  - paixão/amor ?
É sempre um apelo à felicidade. À harmonia. Ao equilibrio.
Ajuda da escola?
Certamente. Com sensatez .Sensibilidade. Cultura.
Ajuda dos pais?
Sempre. Sem fracturas. Sem preconceitos desnecessários.
Com cumplicidade. Com autoridade.
Com amor.
Sempre.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não tenho comentários a fazer. Só dizer que estou 100% de acordo com o que diz Ensinar nas escolas e em casa sobre o sexo, mas, nunca esquecer o amor. Parabéns. Linda