Geert Wilders
Job Cohen
Jan peter Balkenende
Mark Rutte
Eram estes os candidatos mais representativos.
Em primeiro lugar ficou Mark Rutte- VVD- com um ùnico lugar de avanço!
Em segundo lugar ficou o partido liderado por Job Cohen ( conhecido pelo Obama holandês)
Em terceiro lugar - os democratas cristãos do actual Primeiro- Ministro Jan Peter Balkenende
Mas a grande surpresa foi o Partido da Extrema Direita liderado por Geert Wilders, que aumentou os seus lugares no Parlamento de 9 para 24!
Não é a primeira vez que se nota esta fragmentação de resultados e prepara-se a coligação. Cohen não deseja que a Extrema Direita entre.
Todos os cenários são possiveis.Até uma nova Coligação Violeta -esquerda/ direita- como a que geriu o país entre 1994 e 2002.
Com 10 lugares encontram-se os Centristas e os Verdes que também estão disponiveis.
Perante o espanto do considerável aumento da extrema direita ( e pavor!!! diriamos nós) foi referenciado pelos analistas políticos que esta não é Pró-nazi e xenófoba mas antes de tipo"rúfia", taxistas e contestatários de voz grossa!!!
Será?
Que confusão!
Vamos ver como se vai orientar a velha Holanda que , pelos vistos , também não está satisfeita com o que lá vai.
Vamos estar atentos e tentar compreender o que resultará desta tão grande fragmentação de votos. A Europa Central , em relação a nós, os periféricos ,tem dado lições de saber encontrar soluções para os seus problemas. Tem lá um Obama! Que os oriente!
Para bem deles e de todos nós porque realmente a confusão é enorme nesta grande casa onde todos ralham e vai faltando o pão.
1 comentário:
É de assustar sim senhor este aumento da direita.Mas esta só aumentou porque o trabalho dos que têm estado a governar, não tem feito o que deviam fazer. Os partidos que se dizem de esquerda até aos liberais, chegam ao poder e dão com os burrinhos na água e depois dá nisto que se vê. Nem sei o que hei-de pensar dos Holandeses? E fico-me por aqui. Linda
Enviar um comentário