quinta-feira, 3 de outubro de 2013

POBRES E RICOS

Eles são ricos
Poderosos.
A maior potência mundial

Nós, somos pobres
Fracos
Periféricos

Contudo , temos ouvido nas últimas horas algo que faz com que pensemos que há qualquer coisa em comum entre nós..

Há quanto tempo se fala da nossa divida insustentável ?
Hoje tivemos  a impressão de ter ouvido o Presidente da Republica dizer na  Suécia  que, afinal , era sustentável .... Só pode ser engano nosso...
Pois bem .
Vejam o que estamos a copiar do Diário de Notícias de hoje :
" A dívida dos EUA está actualmente situada em 16,7 biliões de dólares . Apesar de o Congresso poder aumentar o plafond da dívida , a maioria republicana da Câmara recusa dar esse passo para um entendimento ( mesmo parcial ) com a Casa Branca.
Entre outras consequências , os EUA podem enfrentar um problema semelhante ao de 2011 , quando um bloqueio político sobre o aumento da dívida levou a agência de notação Standard and Poor`s a retirar ao país o nível AAA
Sem compreensão em matéria de dívida , em contrapartida , a maioria republicana da Câmara preparava-se para aprovar cinco pequenos projectos , que evitariam os cortes nos financiamentos em serviços federais específicos, além da cidade de Washington :parques nacionais, museus e monumentonacionais , serviços de ajuda aos antigos militares , reservistas do exército e investigação contra doençascgraves .
 
De fora continuaria a ficar o financiamento do serviço nacional de saúde.

 
O duplo risco que o país enfrenta , sobre o orçamento e sobre a dívida levou Barack Obama a tentar negociar acordos parciais , enquanto a grande divergência permanece.
O Presidente , porém , não abdica do financiamento para a sua reforma de saúde.

 Conclusão para nós óbvia :
O denominador comum destas duas crises , em países com características tão diferentes, é um problema de endividamento.
Ora
Qualquer pessoa de bom senso sabe que numa casa não se pode gastar mais do que temos. A mais elementar economia doméstica assim o diz. Qualquer dona de casa minimamente competente tem plena consciência que só pode gastar aquilo que tem.
Caso dispenda mais tem que pedir emprestado o necessário para sobreviver.
E....terá que pagar juros pois não há quem ajude sem o respectivo retorno.
Como continua a gastar, pois não consegue gastar menos ......passa a ter de pagar o que deve e ainda os juros respectivos.
Cada vez deve mais.
Continua a gastar porque não pode poupar.
Não pode/ não quer ou não sabe...
E depois ?
Onde vai a divida parar ????

Quem sabe ????

Será que a tal tonta dona de casa que gastou mais do que tinha consegue resolver a situação ?
Tem que se scrificar...
O quê ?
Sacrificar ?
Como ?
A dívida aumenta
Aumenta
A certa altura quem empresta, se não receber com juros o que emprestou, alega  que  a torneira fechou.....
E depois ?
Depois é a tal bancarrota de que tanto se fala por cá nos últimos dois anos.

Teixeira dos Santos assustou-se quando viu que não conseguia pagar ordenados / reformas.....
Lembram-se?
Parece que há quem se tenha esquecido.....

A América também com problemas de endividamento !!!
Obama em crise...
Afinal...grosso modo...lá como cá.....

QUE HISTÓRIA !

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu penso que a crise não dá direito à desumanização, pois agora neste capítulo, acho que OBAMA é muito mais humano. Que diabo de sociedade é aquela que quem tem posses, tem seguros e os mais desfavorecidos devem morrem sem cuidados? Poupem noutras coisas e não deixem perto ou mais coisa menos coisa, mais de trinta milhões de pessoas sem auxilio na saúde? Para mim os republicanos são desumanos e com muitos interesses. Sobre a questão de se gastar acima das nossas posses, pergunto quem gastou aquilo que eu e família não gastamos? Então os 4 mil milhões de euros dados ao BPN e a outro que me não lembro o nome? Quanto dinheiro desbaratado anda por aí? Estou a lembra-me daquela relatório que diz que cabe uma galinha por ano a cada português, eu pergunto, quem como a galinha do desempregado, do aposentado que tem de pensão, 200 e poucos euros? Eu como mais que uma galinha por ano, mas não sou feliz. Costumo a dizer que não sou infeliz, mas feliz com um mundo corrupto, como se pode ser feliz? Linda