terça-feira, 8 de outubro de 2013

VERGONHA AFECTA A SAÚDE MENTAL

VERGONHA !
É uma palavra que não merece a nossa simpatia.
Na educação que demos aos nossos filhos e netos não a privilegiamos.Pelo contrário. Gostamos de distância dela. A maior distância possível
A vergonha serve de desculpa para isto e para aquilo. E , nós não gostamos desse tipo de desculpas. Defendemos que se devem assumir os nossos actos com coragem e dignidade e não recorrer a essa esfarrapada desculpa como justificação para o injustificável.
Ter vergonha !
Do quê ?
Do nosso corpo ?
Das nossa palavras ?
Do nosso desassombro ?
A máscara tapa a vergonha .
Tira-se a máscara .
Porque razão há a folha em Adão e Eva ?
Vem daí o termo vergonha ?
Pensamos que sim.
Em parte.

Vergonha afecta a saúde mental
Vem hoje no Diário de Notícias.
Nós acrescentamos
Pois claro que afecta

Infância - Um estudo da faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra , revela que " as experiências de vergonha na infância e na adolescência " afectam a saúde mental e bem estar do adulto.
" Indivíduos , cujas experiências de vergonha na infância e na adolescência  funcionam como memórias traumáticas e se tornam centrais para a sua identidade e história de vida, estão mais propensos a desenvolver psicopatologias na idade adulta.
Realizada nos últimos cinco anos a investigação " Memórias da vergonha que moldam quem somos "é a primeira , a nível internacional , sobre " a fenomenologia das experiências da memória de vergonha ( as suas componentes emocionais , cognitivas e compartimentais ) , explica o comunicado.
O estudo explora episódios de vergonha e revela em que medida passaram a funcionar como memórias traumáticas , condicionando  a identidade e a saúde mental em adultos.

Bem
A palavra vergonha esteve na origem de acesas discussões  na educação dos nossos filhos.
Pai conservador/ apologista de modelos tradicionais de educação ....judaico cristãos , pois claro.
Mãe ( esta que conversa convosco) , detentora duma visão aberta.... onde o pecado não existe, onde o sexo não é tapado com folhas, que permite todo o tipo de linguagem, que nada esconde ............
Acreditem, meus amigos.
Foi difícil
Tormentoso .
Inesquecível


 
 
Voltaríamos a fazer absolutamente o mesmo.
Nada de vergonhas.
Tudo se pode dizer.
 
Pudor ?
- Sentimento de vergonha , timidez ou mal estar provocado por algo

Para nós, por incrível que pareça, há mais de 40 anos, já repugnavamos esse sentimento.
Essa palavra não era pronunciada em nossa casa.

Agora estão a dizer-nos que a vergonha afecta a saúde mental ....
Claro que afecta
E de que modo !

Só temos que agradecer aos pais que tivemos que nos ministraram uma educação livre, sem tábus, preconceitos religiososos ou falsos dogmas e à contaminação do conhecimento de psicologia que sempre nos motivou.

Já pararam para pensar em  comportamentos difíceis de compreender e justificar que  tiveram a sua origem em acusações gratuítas com base no pecado, na vergonha, no não se pode dizer ?

QUE VERGONHA !
Mães / Avós
ACABEM COM ISSO !

1 comentário:

Anónimo disse...

NEM TODOS TIVERAM A SORTE DE TER UMA FAMÍLIA COM CONHECIMENTOS PARA TIRAR PATRANHAS DA CABEÇA DAS CRIANÇA, OU ERA PORQUE O JESUS ESTAVA A VER OU POR ISTO OU AQUILO, ERA A PALAVRA QUE MAIS SE OUVIA. SE ESSAS JOVENS ERAM MAIS CURIOSAS, LÁ VINHAM OS PORQUÊS E ASSIM SE INTERROGOU, ESSE DEUS QUE METIA MEDO. POR ESSAS E OUTRAS QUE DEUS HOJE É POSTO EM CAUSA. POR MIM TIVE A AJUDA DE MEU PAI.JÁ ESTOU COMO SARAMAGO QUE DIZ: QUE O AVÔ SEM SABER LER NEM ESCREVER, TINHA SIDO O HOMEM MAIS INTELIGENTE QUE TINHA CONHECIDO, TENHO A MESMA OPINIÃO. LINDA