segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DOR / DORES

Dor vai ter tempo de resposta para consulta


Saúde -   Ordem dos Médicos e Direcção -Geral de Saúde já criaram normas que aguardam aprovação para tempos de espera e referenciação.
Até agora ,a dor não tem tempos máximos de resposta  garantidos  nem um sistema de referenciação eficaz. " A norma foi entregue no mês passado  e o que se pretende é evitar que situações agudas se tornem crónicas e mais difíceis de se tratar. A recomendação é para que os casos urgentes tenham a primeira consulta ao final de uma semana. São situações severas, quando  os doentes afirmam sentir a dor máxima . Para os casos urgentes o tempo máximo é um mês.  Falamos de situações dolorosas com risco de limitações / dor relacionada com  cancro ou casos de fim de vida ".
 
Um exemplo:
" Para José  , a unidade de dor foi a resposta que precisava para o seu problema : uma neuralgia do trigémio -era uma dor semelhante à dor de cotovelo mas cinco vezes maior, na cabeça. Tive acompanhamento neurológico mas já nem conseguia fazer a minha vida ." Andou assim três anos  até que foi encaminhado para uma unidade onde ganhou uma vida nova . Teve acompanhamento psicológico e uma medicação completa .
" Agora aceito a doença e não tenho medo da dor .
Tenho uma vida normal "

A dor crónica nas costas custa 738,85 milhões !

Este foi o valor apurado num estudo sobre os custos indirectos da doença feito pelo economista Miguel Gouveia, em 2011.
Em Portugal , cerca de 35% da população sofre de dor crónica . Os efeitos mais comuns são problemas relacionados  com a família,  descanso e incapacidade para o trabalho. Dos inquiridos , 13% , apresentavam um diagnóstico de depressão.

Há dor e dores.
As que se consegue suportar e aquelas que se considera devastadoras.
Também há pessoas mais sensíveis à dor do que outras.
Mas, o devido e urgente tratamento é uma prioridade.

Acreditamos que a parte psicológica também desempenha aqui um papel importante.

O amor
O carinho
A atenção
 
Desempenham um papel primordial no tratamento da dor.
Das dores.

Porque ...se as do corpo fazem sofrer .......................

O que se pode dizer das dores da alma ?

 
 Quais serão mais difíceis de suportar ?
 

 
Quando se consegue sublimá-las .......o que nem sempre é possível
Então
Faremos delas um poema.

Mas ...será que há dores que não nos afligem ?
QUAIS ?
 

1 comentário:

Anónimo disse...

PARA MIM A DOR DO CORPO É MAIS DIFÍCIL QUE A DA ALMA. A DA ALMA É A PERDA DO QUE SE AMA, É FORTE, VAMOS MUITAS VEZES PEDIR AJUDA A QUEM DISSO ENTENDE. DEPOIS, O TEMPO TRATA DE SUBLIMAR E ELA ABRANDA E VIVEMOS COM SAUDADE E ATÉ O QUE ERA MAU PASSA A SER MENOS MAU E A VER, AS COISAS ATÉ COM MAIS LUCIDEZ. A DOR CRONICA FÍSICA É DIFÍCIL DE SER DETECTADA. NÃO QUE FELIZMENTE SOFRA DESSE MAL, MAS POR UMA QUESTÃO DE SENSIBILIDADE POR ESTAR ATENTA AO OUTRO. LINDA