sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2013

Acabamos de saber que foi Alice Munro a premiada com o Nobel da Literatura de 3013

Apenas dizemos que ficámos felizes porque a autencidade, a simplicidade e o mérito acabam de ser reconhecidos.

Trata-se duma escritora , já com mais de 80 anos de vida, que nos tem deliciado com os seus contos que retratam a vida de todos nós. Após a publicação de Dear Life Alice manifestou a vontade de deixar de escrever, o que não preocupa a Academia Sueca . Peter Englund, após ter anunciado o prémio , disse :
" Alice Munro tem um trabalho maravilhoso. O que já fez é mais que suficiente para ganhar o Prémio Nobel. Se quiser parar de escrever , é uma decisão apenas sua ".
Nós, atrevemo-nos a pedir que nos continue a presentear com os seus contos que são retratos perfeitos do mundo contemporâneo.
Uma mulher simples que sabe falar das outras mulheres com carinho e verdade.
Mulheres que não se limitam a ser da sua terra - o Canadá.
Que pertencem á nossa actualidade.
Ao nosso mundo.
São contos femininos .Pois são .Mas que revelam um universo imenso e  riquissimo dado pela maior contista viva do nosso tempo.
Ficámos felizes com o prémio e iremos reler histórias que nunca esqueceremos  : Demasiada Felicidade. O progresso do Amor, Amada Vida e o que mais nos sensibilizou : O amor de uma boa mulher.
Aconselhamos vivamente às nossas amigas /os que não deixem de tomar conhecimento com a obra de  Alice Munro , pois , como acaba de referir a nossa Lídia Jorge " trata-se duma autora profundamente conhecedora da alma humana "
E deixamos a informação:
Alice Munro , que vive em Clinton, Ontário , perto da cidade natal de Wingham, irá receber o seu merecido prémio em Estocolmo , no dia 10 de Dezembro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não li nada dessa escritora, mas estou curiosa e já anotei o nome. Sobre Lídia Jorge não é a minha
eleita na escrita. Linda