quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DIREITA POPULISTA NA PASTA DAS FINANÇAS NA NORUEGA

Claro que o que se passou nos últimos dias na Escola Secundária , em Massamá ,nos trouxe à memória o terrível massacre da Noruega.
Que há semelhanças...
Há.
Até porque  aqueles  que se pretendia atingir eram jovens estudantes...,,
Assim , acabámos de ver uma notícia que nos levanta alguma reflexão


Pasta das Finanças na Noruega nas mãos da direita populista

Novo Governo - O novo Governo da Noruega iniciou ontem funções , marcando a ascensão ao poder , pela primeira vez no país , de um partido populista , em coligação com os conservadores.
O Executivo liderado pela líder conservadora Erna Solberg é composto por 11 ministros conservadores  e sete  do populista Partido do Progresso.
 
 
" Penso que é um bom Governo e um Governo competente " disse Solberg de 52 anos , ao anunciar o novo executivo.
O líder dos populistas , Siv Jensen , de 44 anos , vai exercer as funções de ministro das Finanças e número dois do Governo. Para os populistas  ficam ainda as pastas do Petróleo , da Energia Justiça e Transportes !
O Partido do Progresso esteve sempre na oposição , desde que foi creado , há 40 anos ( As voltas que a política dá !!!)As suas propostas são radicais em matérias de imigração, fiscal ou ambiental. Recusa qualquer comparação com a extrema direita e , abandonou o discurso crítico da islamização galopante do país , depois do ataque extremista de Anders Breivik  em que foram mortas 77 pessoas.
Lembram-se ?
O programa do novo Governo passa pela diminuição da carga fiscal e aumento do investimento em infraestreturas recorrendo aos fundos petrolíferos.

Quando se referem aos  portugueses   limitam-se a dizer que têm que pôr as  contas em dia porque gastaram de mais.
Na Noruega ?
E na Suécia.
Finlândia.....
Lá pelo Norte da Europa que se mostra totalmente indiferente em relação aos problemas dos periféricos ! 
Indiferente, sim senhor .


Sem comentários: