domingo, 13 de outubro de 2013

GABRIELA LEITE ( 1951 -2013) MORREU.

 
Gabriela Leite tinha 62 anos e morreu na quinta-feira à noite na sequência de um cancro no pulmão.
A sua vida foi dedicada à defesa dos direitos das prostitutas  e como activista fervorosa inspirou o deputado Jean Wy llys a levar ao Congresso brasileiro , no ano passado , um projecto de lei com o seu nome. Os resultados ainda não são conhecidos  e ela acabou por falecer sem ver o seu sonho concretizado.
O deputado lamentou a sua morte com as palavras :
" Gabriela, parceira de lutas , sempre foi o exemplo de pessoa que carrega em si o orgulho, não como um adendo a si, mas como parte indivisível.
Filha, mãe, avó e puta , sem vergonha nem medo de ser feliz. Coragem assim pertence a muito poucos .!
Vá em paz , Gabriela "
A história desta mulher , que estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo  foi contada no livro Filha, Mãe, Avó e Puta em 2009 e levada à cena dois anos depois . A defensora dos direitos das prostitutas foi candidata a deputada federal pelo partido Verde , em 2010. A sua campanha foi  o mote para o documentário A kiss for Gabriela da norte americana LauraMurray.


Gabriela recusava a ideia de vitimização e defendia que a prostituição era apenas uma falta de opção para mulheres em situação de pobreza. Assim ela sempre assumiu que tinha escolhido ser prostituta.
Fundou a ONG Davida  para defender os direitos das profissionais do sexo e a regulamentação da actividade.
O cancro interrompeu a sua luta mas nos últimos dias muitas mulheres choraram por quem tanto as defendeu.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois estou de acordo com ela, a prostitução
é um modo de trabalho para a maioria dos casos. Digo a maioria, porque há quem goste de ter luxos e prostituem-se para os conseguir. Neste momento em portugal a prostituição aumentou, não para o luxo, mas para matar a fome que há nos lares. Linda