quinta-feira, 27 de junho de 2013

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA


Santa Casa
Cinco mil idosos apoiados em várias valências
" A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa apoia cerca de 5.000 idosos através de várias valências espalhadas pela cidade. Os serviços de apoio domiciliário asseguram os cuidados pessoais e da casa a idosos doentes , sozinhos ou com problemas de deficiência. Os que ainda se conseguem deslocar , podem usufruir dos centros de apoio  e dos centros de convívio onde podem fazer actividades sócio-recreativas e culturais. A  SCML dispõe ainda de 10 equipamentos com a valência de lar. O acompanhamento aos mais velhos é também proporcionado pelo serviço de teleassistência que através da escuta activa e do diálogo ajuda a reduzir situações de dependência. Tem uma capacidade actual para 700 pessoas  e funciona 24 horas por dia, durante todo o ano ".
Pois bem
No domingo passado , o Centro Comercial Vasco da Gama, encontrava-se repleto de atletas com bonés e t-shirtes  da Santa Casa que tinham terminado uma corrida a favor da cura do cancro.
No Metro , ficámos ao lado de algumas jovens que alegremente comentavam a bela manhã que tinham tido.... . Palavra puxa palavra e ficámos a saber que a Santa Casa está , actualmente , a desenvolver uma obra , a todos os títulos , notável.
Pensámos que quem tem valor acaba sempre por o demonstrar.
Pedro Santana Lopes está , mais uma vez ,a revelar as suas incontestáveis  capacidades de líder  .
E
E , amanhã falaremos no que está a ser feito por esta meritória Instituição para proteger os idosos carenciados
Sabem que só na região de Lisboa há 25% de população com mais de 65 anos e que 22,3% vive sozinha e 40,1% vive acompanhada por indivíduos também com mais de 65 anos ?
Solidão
Pobreza
Degradação
Que a Santa Casa tenta remediar.

Iniciativa - Programa da Santa Casa está a realizar pequenas-grandes melhorias em habitações de idosos carenciados. Voluntários limpam , reparam, deixando tudo no seu devido lugar.
" Estas reparações fazem a diferença na vida destas pessoas . A velha casa passa a ser um lar "
Um lar onde , até há flores.
Flores !

Sem comentários: