terça-feira, 4 de junho de 2013

RESILIÊNCIA

RESILIÊNCIA
Sabem o que significa esta palavra ?
Trouxemos da Biblioteca Galveias, este livro e a sua leitura está a fascinar-nos.

É um processo de qualidades que o indivíduo deve possuir que, vai do nascimento até à morte e o liga sem cessar com o meio que o rodeia.


Bóris Cyrulnic ( um nome de referência no meio cultural francês ) afirma no livro :
Resiliência - é a inaudita capacidade de construção humana.
Desconhecíamos  o termo .
Estamos a começar a assimilar a mensagem e confessamos o nosso encantamento.
"Trata-se de um processo , de um conjunto de fenómenos harmonizados em que o sujeito penetra dentro de um contexto afectivo, social e cultural . A resiliência é a arte de navegar nas torrentes. Um trauma empurrou o agredido numa direcção para onde gostaria de não ter ido mas, visto que caiu numa vaga que  o enrola e o leva para uma cascata de mortificações, o resiliente tem de fazer apelo aos recursos interiores impregnados na sua memória, tem de lutar para não se deixar arrastar pelo declive natural dos traumatismos que o fazem cansar-se de lutar , de agressão em agressão, até que uma mão estendida lhe ofereça um recurso exterior , uma instituição social ou cultural que lhe permita sair da situação "

Boris Cyrulnik é o homem do momento em França.
Compreende-se .
Numa altura de crise como a que vivemos é necessária uma mensagem de força, de coragem e de fé.
Ela, a sorrir, aqui está.
Temos que acreditar que a salvação é possível pois os traumatismos de infância não podem ser fatais e
têm que ser superados.
Boris diz que sim.
Vamos aceitar as suas teorias ?

3 comentários:

Anónimo disse...

Nem todos têm capacidade para vencer os traumas. É uma luta titânica que demora anos e com ajuda de muita leitura e também ajuda de técnicos porquê uns, são coriosos e perguntam os porquês e outros ficam quietos e infelizes toda a vida? Hoje houve um programa na antena 2, um programa sobre a publicidade e o efeito que provoca nos seres humanos. Estava presente o Dr. Castro Caldas neuralogista, entre outros. Eu fazia e faço a pergunta, porque será que não sou nem nunca fui influenciada por a publicidade? Como disse há dias, recebo a informação e depois espero por uma informação de boca a boca. Se eu tivesse poder metade da publicidade não era publicada. Quando a esmola é muita, o pobre desconfia e eu confio desconfiando. Há um poema que só sei estas palavras que a mim me deixaram a pensar: não sei por vou, mas sei que não vou por ai. Linda

Anónimo disse...

Grande autor que descreve a afetividade como uma “FORÇA BIOLÓGICA, UMA COMUNICAÇÃO MATERIAL, UM “CIMENTO” SENSORIAL QUE UNE OS SERES VIVOS E ESTRUTURA ENTRE ELES UM VERDADEIRO ÓRGÃO DE COEXISTÊNCIA”

Boris Cyrulnik

Anónimo disse...

Grande autor que descreve a afetividade como uma “FORÇA BIOLÓGICA, UMA COMUNICAÇÃO MATERIAL, UM “CIMENTO” SENSORIAL QUE UNE OS SERES VIVOS E ESTRUTURA ENTRE ELES UM VERDADEIRO ÓRGÃO DE COEXISTÊNCIA”

Boris Cyrulnik