sexta-feira, 7 de junho de 2013

O SENHOR ERDOGAN E A HARMONIA TURCA



Confessamos :
Sempre tivemos um " fraquinho " por Ergodan.
Homem bonito !
 Quem não acha ?
E
Como a Turquia se desenvolveu nos últimos 10 anos !Um modelo para o Médio Oriente e para os países muçulmanos !
Pois bem.
O seu estilo truculento e intimidador  tem funcionado na perfeição para atrair o eleitorado rural e conservador - que lhe concedeu  três vitórias , tendo sido a última de 50% !! Esses continuam fièis e , ainda hoje  lhe revelaram o seu apoio .
Mas a clivagem está feita com a outra metade do eleitorado. Os jovens das cidades  não se revêem num homem que diz que o Twitter e outras redes sociais são a pior ameaça à sociedade ...
Que começa a insultar ambientalistas  e centenas de milhares de turcos que saíram à rua em fúria. ...

Todos sabem como a história começou mas vamos revê-la para os que a ignoram :

O famoso parque Gezi  , único pulmão verde de Istambul, foi mandado arrasar para dar lugar, entre outros edifícios, a um centro comercial .
 Na semana passada , residentes da zona iniciaram uma manifestação pacíficas. A multidão foi aumentando e a polícia de Intervenção entrou em cena : gás lacrimogéneo e gás pimenta de um lado , barricadas e garrafas do outro.  
 
A manifestação verde , rapidamente se transformou num contraprotesto às políticas conservadoras e religiosas do primeiro-ministro  Recep Erdogan, acusado de censura á imprensa , restrições à venda de álcool ( sabiam que as hospedeiras da Turkish Airlines foram obrigadas a baixar a bainha das saias e a deixar de usar batom vermelho ? )
Já  não dá ....pois a maioria da população é laica e ocidentalizada...

Uma semana depois , organizações de direitos  humanos falavam em milhares de feridos , dois mortos e manifestações em mais de 60 cidades.

Entretanto, Erdogan , no poder hà mais duma década , continua a negar que a Primavera àrabe está a chegar á Turquia.
Entretanto o sonho de levar os Jogos Olímpicos a Istambul pode estar a esfumar-se e a sua declaração de ter recebido a mensagem
TALVEZ NÃO SEJA SUFICIENTE

E, não é que ele continua a dizer que o projecto de arrasar o parque Gezi vai adiante ?  
ACREDITAM ?
NÓS , NÃO.
E, até duvidamos que o famoso líder turco consiga sobreviver à Primavera que se está a instalar no país.
( A Alemanha é que deve estar feliz pois não admitia de modo algum a entrada da Turquia na UE ) ...................................................................................................................

Sem comentários: